FDA aprova Tarlatamabe (Imdelltra™) para câncer de pulmão de pequenas células

No mês passado, a agência regulatória dos Estados Unidos (FDA) aprovou um novo medicamento para o tratamento de câncer de pulmão de pequenas células avançado, em pacientes com doença progressiva.

O tarlatamabe (Imdelltra™) é a primeira molécula biespecífica para o tratamento desse tipo de câncer – a droga é capaz de ligar-se em um ligante tumoral (DDL3) e também nos linfócitos T, resultando em lise tumoral. Nos estudos clínicos, foi observada taxa de resposta objetiva de 40% e sobrevida geral mediana de 14,3 meses.

 

Primeira molécula biespecífica para tratar câncer de pulmão de pequenas células

O DDL3 (do inglês, delta-like ligand 3) é um ligante inibitório, de expressão muito baixa em células normais, mas expresso de forma anormal na superfície das células de câncer de pulmão (85% dos casos).

Há algumas estratégias direcionadas ao DLL3, como conjugados anticorpo-droga (ADCs), acopladores de células T biespecíficos (BiTEs) e terapias de células T com receptor de antígeno quimérico (CAR).

O Tarlatamabe faz parte da tecnologia chamada BiTE, projetada para envolver as células T do próprio paciente com qualquer antígeno específico do tumor, ativando o potencial citotóxico das células T para eliminar o câncer detectável.

No caso específico do tarlatamabe, essa molécula é capaz de se ligar tanto ao ligante DLL3 nas células tumorais, quanto ao CD3 nas células T, levando à lise tumoral mediada por células T.

cancer cell immune system

Tarlatamabe-dlle apresenta taxa de resposta global de 40%

O tratamento foi proposto como uso endovenoso, em doses de 10 mg ou 100 mg, a cada 2 semanas. No estudo DeLLphi-301 (fase 2) foi observada sobrevida global média de 14, 3 meses, e 40% dos pacientes responderam bem ao tratamento na dose menor.

Os pesquisadores avaliaram a eficácia e a segurança do uso de tarlatamabe (Imdelltra™) em pacientes com câncer de pulmão de pequenas células recidivante, com progressão durante ou após quimioterapia a base de platina. Segundo os autores, a taxa de resposta global foi de 40% (IC95% 31-51), e a duração de resposta teve mediana de 9,7 meses após o tratamento.

O estudo clínico de fase 3 avalia o tratamento com tarlatamabe em comparação com a quimioterapia padrão. Esse, em combinação com os outros estudos de fase 1 e 2, deram base para a aprovação da FDA.

pulmão tarlatamabe

Importante destacar que a principal reação adversa encontrada com o tratamento com a síndrome de liberação de citocinas, uma condição grave e que oferece riscos à vida (> 50% dos pacientes). Dessa forma, o risco-benefício do tratamento deve ser criteriosamente avaliado, e a titulação inicial de dose deve ser cautelosa.

Outras reações comuns (que ocorreram em cerca de 20% dos pacientes) incluíram fadiga, febre, disgeusia, redução do apetite, dor musculoesquelética, constipação, anemia e náusea.

 

DeLLpro-300: estudo do tarlatamabe em câncer de próstata neuroendócrino

A empresa responsável pelo Imdelltra™ também está avaliando a segurança e a eficácia do medicamento em pacientes com câncer de próstata neuroendócrino e metastático. No entanto, os estudos ainda estão em fase inicial.

Escore de Gleason Câncer de Próstata

Referências:

Paz-Ares, et al (2023). Tarlatamab, a First-in-Class DLL3-Targeted Bispecific T-Cell Engager, in Recurrent Small-Cell Lung Cancer: An Open-Label, Phase I Study. Journal of clinical oncology : official journal of the American Society of Clinical Oncology, 41(16), 2893–2903. https://doi.org/10.1200/JCO.22.02823

Su, P. L., et al (2024). DLL3-guided therapies in small-cell lung cancer: from antibody-drug conjugate to precision immunotherapy and radioimmunotherapy. Molecular cancer, 23(1), 97. https://doi.org/10.1186/s12943-024-02012-z

Chou, J., et al (2023). Immunotherapeutic Targeting and PET Imaging of DLL3 in Small-Cell Neuroendocrine Prostate Cancer. Cancer research, 83(2), 301–315. https://doi.org/10.1158/0008-5472.CAN-22-1433

FDA APPROVES IMDELLTRA™ (TARLATAMAB-DLLE), THE FIRST AND ONLY T-CELL ENGAGER THERAPY FOR THE TREATMENT OF EXTENSIVE-STAGE SMALL CELL LUNG CANCER. https://www.multivu.com/players/English/9246451-fda-approves-imdelltra-tarlatamab-dlle-the-first-and-only-t-cell-engager-therapy-for-the-treatment-of-extensive-stage-small-cell-lung-cancer/

U.S. FOOD & DRUG ADMINISTRATION. FDA grants accelerated approval to tarlatamab-dlle for extensive stage small cell lung cancer. 05/16/2024.v

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui