Niclosamida no combate à COVID-19

Um grupo de pesquisadores brasileiros estudou mais um medicamento no combate à COVID-19: a niclosamida. O grupo mostrou que a droga inibe a replicação do SARS-CoV-2 e a inflamação causada pelo vírus.

Niclosamida: um medicamento promissor?

A niclosamida é um antiparasitário originalmente aprovado para o tratamento de teníase e himenolepíase.

De forma estrutural, a molécula é um derivado do ácido salicílico. Sua ação inibe a fosforilação oxidativa e estimula a atividade do ATP nas mitocôndrias dos cestoides. Ainda, já foi visto que a droga atua em diversas vias de transdução de sinal.

Atualmente, diversas pesquisam focam no uso terapêutico da niclosamida em outras áreas, sugerindo que esta seja uma droga multifuncional. Dessa forma, seria capaz de inibir ou regular múltiplas vias de sinalização e processos biológicos, e ser utilizada para outros tratamentos.

niclosamida covid pills remedio

Uma nova opção para o tratamento da COVID-19

Um grupo de pesquisadores brasileiros estudou diversos medicamentos como potenciais terapêuticos contra o SARS-CoV-2. O trabalho foi publicado na revista Science Advances, e conta com amostras de pacientes, modelos animais e estudos de cultivo celular.

O grupo estudou os inflamassomos – complexos moleculares que são mediadores da resposta imune inata. A função destes inflamassomos não é completamente compreendida ainda, mas a sua importância na resposta imune é evidente. E dentre as citocinas pró-inflamatórias, a IL-1β a IL-18 são marcas da resposta inflamatória mediada por esses complexos.

Na COVID-19, alguns trabalhos mostraram um papel desses complexos na progressão para o estágio grave da doença. Dessa forma, o grupo se propôs a estudar drogas que atuassem na inibição dessa via inflamatória em pacientes.

niclosamida covid pills remedio

De forma (bem) resumida, os pesquisadores avaliaram a ativação de inflamassomos em monócitos. Confirmada a ativação, diferentes drogas foram testadas, e a secreção de IL-1β e ativação de caspases foi avaliada.

Nesse sentido, eles viram que três medicamentos inibem a ativação de diversos inflamassomos, sendo a niclosamida o mais eficaz. O medicamento também reduziu os inflamassomos por meio de autofagia, um processo natural no qual as células eliminam suas toxinas e reciclam nutrientes.

Mas e os efeitos antivirais?

Também fora observados! O grupo comenta que a niclosamida parece perturbar a capacidade do vírus de entrar na célula, reduzindo a carga viral, vista pelas análises de PCR e de cultivo celular.

niclosamida covid pills remedio

Mas vamos com calma!

Diversos outros medicamentos vêm sendo testados todos os dias contra o coronavírus – há mais de 8 mil estudos cadastrados na plataforma Clinical Trials. É preciso cautela ao extrapolar dados.

O estudo aqui apresentado é um trabalho preliminar, e ainda há um longo caminho a percorrer. A droga é aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) como um anti-helmíntico, e ainda não há confirmação da sua eficácia (nem liberação) para o tratamento da COVID-19.

Além disso, um trabalho publicado também esse ano, de fase II, não identificou diferença entre o uso de niclosamida em comparação ao grupo placebo no tratamento de COVID-19 leve a moderada.

De todo modo, estudo é extremamente válido, e aponta sobre os mecanismos imunomoduladores de um medicamento potencial no combate à doença. Além disso, também fornece informações relevantes para o uso dos inflamassomos como alvo terapêutico.

 

Referências:

LETÍCIA DE ALMEIDA et al. Identification of immunomodulatory drugs that inhibit multiple inflammasomes and impair SARS-CoV-2 infection. SCIENCE ADVANCES. 14 Sep 2022. Vol 8, Issue 37. DOI: 10.1126/sciadv.abo5400.

Pesquisadores testam droga com potencial de conter a inflamação em casos graves de covid-19. 07/10/2022. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisadores-testam-droga-com-potencial-de-conter-a-inflamacao-em-casos-graves-de-covid-19/

Singh S, Weiss A, Goodman J, Fisk M, Kulkarni S, Lu I, Gray J, Smith R, Sommer M, Cheriyan J. Niclosamide-A promising treatment for COVID-19. Br J Pharmacol. 2022 Jul;179(13):3250-3267. doi: 10.1111/bph.15843. Epub 2022 Apr 11. PMID: 35348204; PMCID: PMC9111792.

Cairns DM, Dulko D, Griffiths JK, Golan Y, Cohen T, Trinquart L, Price LL, Beaulac KR, Selker HP. Efficacy of Niclosamide vs Placebo in SARS-CoV-2 Respiratory Viral Clearance, Viral Shedding, and Duration of Symptoms Among Patients With Mild to Moderate COVID-19: A Phase 2 Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2022 Feb 1;5(2):e2144942. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.44942. PMID: 35138402; PMCID: PMC8829666.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui