No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Sybrava® no tratamento da hipercolesterolemia. Trata-se da Inclisirana, um pequeno RNA de interferência, capaz de bloquear a produção de PCSK9 nos hepatócitos.
O mais inovador é que a administração via subcutânea é realizada apenas 2 vezes ao ano!
Veja mais sobre o medicamento.
Para quem prescrever Sybrava®?
O tratamento com inclisirana é aprovado para pacientes adultos com hipercolesterolemia primária ou dislipidemia mista, condição que acomete cerca de 50% dos adultos.
Lembrando que as duas as principais etiologias da dislipidemia são as causas primárias (genéticas) ou secundárias (adquiridas). Dentre as causas primárias, destacam-se:
- Hipercolesterolemia Familiar – defeito no receptor de LDL, cursando com menor remoção de LDL.
- Defeito familiar de apoB-100 – cursando com diminuição na remoção de LDL.
- Hipertrigliceridemia familiar – sendo o tratamento realizado quando os triglicerídeos ultrapassam 500 mg/dL.
- Hipercolesterolemia poligênica.
- Hiperlipidemia familiar combinada.
- Hipoalfalipoproteinemia primária (familiar ou não familiar) – redução da concentração de HDL
As dislipidemias adquiridas são as mais comuns, e podem ocorrer principalmente por ingestão excessiva de gorduras saturadas, colesterol, ácido graxo trans, estilo de vida sedentário, diabetes, hipotireoidismo, abuso de álcool, tabagismo, insuficiência renal, síndrome metabólica, colestase e infecção por HIV.
Alguns medicamentos também estão associados à dislipidemia, como glicocorticoides, betabloqueadores, antipsicóticos, tiazídicos, ciclosporina, inibidores de protease, retinóides e anticoncepcionais orais.
A pedra angular do tratamento das dislipidemias é fazer com que os níveis de LDL estejam dentro da faixa desejada para o risco cardiovascular do paciente. Ainda, objetiva-se manter os níveis de HDL acima do estabelecido, uma vez que tal conduta reduz o risco cardiovascular do paciente.
Leia também: Escore de Framingham: cálculo do risco de eventos cardiovasculares em 10 anos.
Como funciona a inclisirana?
A inclisirana sódica é um pequeno RNA de interferência (RNAi), ligado na N-acetilgalactosamina triantenária, com o objetivo de facilitar sua absorção pelos hepatócitos.
Uma vez dentro das células, a inclisirana utiliza o mecanismo de interferência do RNA para direcionar a degradação catalítica do mRNA para a proteína PCSK9. Isso leva a um aumento na reciclagem e expressão do receptor de LDL-C na superfície do hepatócito, o que, por sua vez, resulta em uma maior captação de LDL-C e na redução dos seus níveis na corrente sanguínea.
No Brasil, o medicamento é comercializado como Sybrava® pela Novartis, mas o Leqvio® também está autorizado pela agência regulatória dos EUA. Ambas as formulações comerciais estão disponíveis como seringas preenchidas de 189 mg/mL, para uso subcutâneo.
Como prescrever?
A posologia é de uma seringa, via subcutânea no início do tratamento, que deve ser repetida após 3 meses. Em seguida, a dose de manutenção de uma seringa é a cada 6 meses.
Não é necessário ajuste de dose para idosos, nem em caso de insuficiência renal ou hepática. No entanto, sugere-se que em pacientes em hemodiálise, essa não seja realizada por pelo menos 72 horas após o uso da inclisirana.
O uso em gestantes e lactantes é cauteloso, sempre avaliando o risco-benefício.
Quais as reações adversas relatadas com o uso do medicamento?
As reações mais comuns são aquelas no local da administração. Em geral, o medicamento é bem tolerado.
Há alguns relatos de infecção do trato urinário, diarreia, dor articular, dor nas pernas e falta de ar.
Quer saber mais sobre este e outros medicamentos? Acesse a bula completa no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
SYBRAVA®. Novartis Biociências S.A. 2023.
LEQVIO®. Novartis Pharmaceuticals Corporation. 2023. https://www.leqvio.com/
UpToDate® – Inclisiran: Drug information. 2023.
Lamb YN. Inclisiran: First Approval. Drugs. 2021 Feb;81(3):389-395. doi: 10.1007/s40265-021-01473-6
Berberich AJ, Hegele RA. A Modern Approach to Dyslipidemia. Endocr Rev. 2022 Jul 13;43(4):611-653. doi: 10.1210/endrev/bnab037.