Contraceptivo masculino pode estar mais próximo do que se imagina

contraceptivo masculino

Um novo gel contraceptivo masculino experimental pode inibir a produção de espermatozoides mais rapidamente do que opções anteriores, conforme dados do estudo publicado em junho de 2024 pelo National Institute of Child Health and Human Development (NICHD) em parceria com outras instituições nos EUA.

Como funciona o gel contraceptivo masculino?

Formulado com 8 mg de acetato de segesterona e 74 mg de testosterona, o gel deve ser aplicado diariamente nos ombros e impede a produção de espermatozóides, enquanto a testosterona ajuda a manter os níveis hormonais necessários para a função sexual.

espermograma contraceptivo masculino

Atualmente, os homens têm apenas a vasectomia e os preservativos como opções contraceptivas, ambos com suas limitações. Tentativas anteriores de criar um anticoncepcional oral masculino falharam, mas a Dra. Diana Blithe, do NICHD, afirma que o novo gel é promissor em termos de eficácia e segurança.

Os resultados da fase 2B do estudo mostraram que, em um grupo de 222 casais com homens com contagens normais de espermatozoides, a supressão dos espermatozoides para níveis abaixo de 1 milhão/mL ocorreu em menos de oito semanas, mais rápido do que em estudos anteriores. A maioria dos participantes (86%) alcançou esse nível após 15 semanas.

Após duas contagens consecutivas abaixo do limite, os casais passaram para a fase de avaliação de eficácia, que deve durar dois anos, com poucos sinais de problemas de segurança até agora.

risug anticoncepcional masculino contraceptivo masculino contracepção masculina

Leia também: Novos alvos para a contracepção masculina e RISUG® – nova promessa de anticoncepcional masculino.

 

Contracepção masculina tem resultados promissores

Os dados foram apresentados na Reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia deste ano, que aconteceu em junho em Boston. Dra. Frances Hayes, moderadora da sessão, elogiou o avanço representado pelo gel anticoncepcional masculino, embora tenha destacado que a aplicação diária pode ser um desafio em comparação com injeções.

Além disso, a transferência do gel para outras pessoas é uma preocupação, mas medidas devem ser ser tomadas para minimizar esse risco, da mesma forma que já é orientado a aqueles homens que necessitam fazer uso de gel de testosterona por outros motivos.

Dra. Diana revelou que o estudo deve ser concluído até o final do ano e que estão em diálogo com a FDA para planejar um estudo de fase 3, uma vez que ainda não existem diretrizes específicas para esse tipo de pesquisa.

risug anticoncepcional masculino contraceptivo masculino contraceptivo masculino

Referências:

Contraceptivo masculino experimental pode levar a rápida redução do número de espermatozoides, diz pesquisa inédita – Medscape – 13 de junho de 2024.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui