INTRODUÇÃO
O filme “O Físico (Der Medicus)”, lançado em 2014 no Brasil, relata a história de Rob Cole (Tom Payne), mostrando sua trajetória e viagem realizada para o Oriente em busca de conhecimento médico. O filme foi produzido pela UFA Cinema, dirigido por Wolf Bauer e
Nico Hofmann, contando em seu elenco com: Tom Payne, Emma Rigby, Ben Kingsley e Stellan Skarsgard. O filme é baseado no livro de mesmo nome do autor Noah Gordon.
O filme é dividido em duas grandes partes. A primeira, quando Rob perde sua mãe, vítima de apendicite, e se torna aprendiz de Bader (Stellan Skarsgard), um barbeiro e curandeiro de sua cidade. A segunda parte do filme mostra a viagem de Rob para a Pérsia em busca de mais conhecimento médico.
O FILME
A história de”O Físico” começa no ano de 1021 com Rob se tornando órfão, quando sua mãe morre após um quadro de apendicite aguda. O protagonista então é acolhido por um barbeiro/curandeiro local que se chama Bader. Junto ao seu novo tutor, Rob começa a se interessar pela arte de curar e absorve todos os ensinamentos de seu mestre.
Na época, todo o conhecimento científico já desenvolvido estava sob guarda exclusiva da Igreja Católica e somente os membros do clero tinham permissão para estudá-los. Além disso, aqueles que se atreviam a colocar em prática alguns desses conhecimentos eram prontamente perseguidos pela Igreja. Por esse motivo, não era da vontade do mestre de Rob que o mesmo seguisse seus passos, pois sabia o quão difícil era enfrentar os dogmas religiosos naquela época.
Rob então ouve sobre uma cidade localizada na Pérsia onde existe uma escola de medicina dirigida por um dos maiores médicos daqueles tempos, Ibn Sina (Ben Kingsley). Contudo, existe um problema: somente estudantes muçulmanos ou judeus são aceitos nesta instituição. Assim, Rob esconde o fato de ser cristão para poder entrar na Pérsia e estudar medicina.
Quando o líder monarca da Região contrai a doença, vê em Rob sua única esperança de sobrevivência e aceita ficar em silêncio sobre os estudos realizados em cadáveres contanto que o jovem médico cuide de sua saúde.
ANÁLISE
“O Físico” é um filme que relata a luta de um jovem em busca do conhecimento médico. Fascinado pela medicina, Rob não se deixa abater pelo luto, pelas dificuldades sócio-políticas e nem mesmo pela distância de sua caminhada para alcanças novas habilidades médicas.
A história também mostra como conflitos e diferenças religiosas impediram por muito tempo o desenvolvimento da medicina, principalmente no oriente. Com um excelente enredo e boas atuações, nos proporciona uma boa visão da história da medicina durante esse período da Idade Média.
MOTIVOS PARA ASSISTIR
Para profissionais e estudantes da área da saúde “O Físico” é um filme muito interessante por demonstrar o quanto é essencial a busca por mais e novos conhecimentos e por ressaltar a importância da escolha de bons mestres durante o processo de aprendizagem.
Além disso, o filme aponta como a limitação ao acesso do conhecimento atrasa e dificulta a evolução da medicina, o que nos mostra que o conhecimento médico-científico deve continuar se tornando cada vez mais público e acessível a todos aqueles interessados em se dedicar à área da saúde.
ONDE ENCONTRAR?
O filme “O Físico” pode ser encontrado na Amazon Prime, Google Play, no Youtube e Telecine.
FICHA TÉCNICA
Realização: Philipp Stölzl
Produção: Wolf Bauer e Nico Hofmann
Baseado em: The Physician de Noah Gordon
Gênero: Aventura
Música: Ingo Ludwig Frenzel
Cinematografia: Hagen Bogdanski
Edição: Sven Budelmann
Companhia(s) produtora(s): UFA Cinema/Degeto Film/Beta Cinema
Aproveite e veja também a análise do ótimo filme MÃOS TALENTOSAS
[…] Filme – O Físico […]