Escore PASS de Gravidade da Asma Pediátrica
O escore PASS (do inglês, Pediatric Asthma Severity Score) é um índice desenvolvido para a identificação e estratificação da gravidade de exacerbação da asma em pacientes pediátricos baseado nos achados do exame físico.
O principal objetivo do escore é discriminar entre aqueles pacientes que necessitam ou não necessitam de internação.
O escore é composto por 3 critérios clínicos, e deve ser utilizado por pacientes de a partir de 1 ano de idade, com exacerbações de asma. Veja cada um dos critérios, bem como a pontuação atribuída para cada critério encontrado durante a avaliação de um paciente.
Como interpretar o escore PASS? Qual a conduta?
Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado. O risco estimado pode ser avaliado em uma estratificação de 2 categorias. Assim, temos:
Pontuação total 0-1 = Asma leve a moderada. Para estes pacientes, sugere-se que a asma pode ser tratada ambulatorialmente ou em hospital sem necessidade de UTI.
Pontuação total ≥2 = Asma grave. Nesses casos, é importante considerar admissão na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Como limitação, destacamos que o escore PASS utiliza variáveis comumente utilizadas na decisão de admissão de pacientes, o que pode superestimar a utilidade do escore.
Revisando conceitos importantes
Vamos revisar alguns conceitos:
A asma é uma doença inflamatória crônica em que há graus de obstrução das vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios e bronquíolos pulmonares – porém sem acometer os alvéolos pulmonares).
A patologia é caracterizada por uma resposta exagerada a estímulos potencialmente não nocivos (pó, pólen, frio, microrganismos etc.). Falta de ar, aperto no peito, tosse e sibilância são os seus principais sintomas.
A crise asmática é a exacerbação dos sintomas asmáticos. É uma das complicações mais comuns em salas de urgência. Em casos não tratados, o paciente evolui com asfixia e morte. A exacerbação pode ser decorrente do simples contato com um alérgeno ou doença como pneumonia.
De acordo com um estudo recente, mais de 20% da população pediátrica apresenta quadro de asma, portanto é fundamental considerar os indícios dessa patologia no manejo do paciente pediátrico.
Dito isso, lembramos que a classificação da gravidade da asma é de fundamental importância para o manejo correto do tratamento.
Leia também: GINA 2023: Confira as mudanças na abordagem da ASMA.
Saiba mais sobre este e outros escores clínicos com WeMEDS®
O escore PASS foi desenvolvido a partir de um estudo prospectivo com 1.221 pacientes. A confiabilidade interobservador para o escore PASS foi considerada boa a excelente, sendo os valores de Kappa = 0,72 a 0,83, respectivamente.
O escore foi desenvolvido pelo médico Marc Gorelick. Sua linha de pesquisa é voltada para oncologia pediátrica e avaliação de emergência de pacientes pediátricos. Dr. Marc é professor afiliado de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Minnesota.
No nosso app WeMEDS® você acessa informações completas sobre este e outros escores clínicos e diagnósticos. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
Gorelick MH, Stevens MW, Schultz TR, Scribano PV. Performance of a novel clinical score, the Pediatric Asthma Severity Score (PASS), in the evaluation of acute asthma. Acad Emerg Med. 2004 Jan;11(1):10-8. doi: 10.1197/j.aem.2003.07.015. PMID: 14709423.
Gouin S, Robidas I, Gravel J, Guimont C, Chalut D, Amre D. Prospective evaluation of two clinical scores for acute asthma in children 18 months to 7 years of age. Acad Emerg Med. 2010 Jun;17(6):598-603. doi: 10.1111/j.1553-2712.2010.00775.x. PMID: 20624139.
Haktanir Abul M, Phipatanakul W. Severe asthma in children: Evaluation and management. Allergol Int. 2019 Apr;68(2):150-157. doi: 10.1016/j.alit.2018.11.007. Epub 2019 Jan 14. PMID: 30648539.