Escore de Alvarado na Apendicite Aguda

apendicite escore de alvarado

Por ser a emergência cirúrgica mais comum, a apendicite aguda precisa ter um diagnóstico rápido e eficiente. A melhor maneira de realizar seu diagnóstico é por meio da tomografia computadorizada.

Contudo, este exame é de alto custo e possui desvantagens como a exposição à radiação. Nesse contexto, o Escore de Alvarado é uma excelente ferramenta para ser utilizada como recurso ajudando a reduzir os custos e o tempo de diagnóstico da apendicite aguda.

Veja como utilizar esse escore na prática clínica.

A apendicite aguda acomete cerca de 7% da população mundial

A Apendicite é uma inflamação do apêndice cecal, uma pequena extensão no início do intestino grosso. Acomete 7% da população mundial, e no Brasil ocorrem cerca de 150 mil casos por ano.

A condição resulta do quadro de obstrução da luz do apêndice, com posterior multiplicação bacteriana. Pode ser decorrente de fecalito (principal causa), hiperplasia linfoide ou objetos locais, parasitas, cálculos, tumores, sementes etc.

O quadro clássico é de dor abdominal com início em região periumbilical que migra para a região de fossa ilíaca direita + náuseas e vômitos + anorexia + febre baixa. No exame físico, é possível observar os sinais propedêuticos (leia mais em: Apendicite Aguda: principais achados semiológicos).

Escore de Alvarado na Apendicite Aguda

Escore de Alvarado na apendicite aguda

O escore Alvarado é um índice desenvolvido para a identificação do risco de apendicite aguda. Pode ser utilizado em qualquer paciente com quadro de dor abdominal aguda em quadrante inferior direito do abdome.

O estudo que deu origem a escala foi desenvolvido em 1986, na Filadélfia. O trabalho contou com 305 pacientes com faixa etária entre 4-80 anos com quadro de dor abdominal aguda. Outros estudos posteriores de validação foram realizados em 2007 e 2008 contando com 150 e 492 pacientes, respectivamente.

Todos os estudos concluíram que, apesar da avaliação de um cirurgião ser o fator mais importante para o diagnóstico, o escore pode ser útil em situações de emergência.

 

Pontuação e interpretação

Para a determinação da pontuação do Escore de Alvarado são utilizados 8 critérios clínicos e laboratoriais.

alvarado

Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado. Assim, temos:

Pontuação total 0-3 – Risco baixo de apendicite aguda. Considerar a observação ambulatorial do paciente.

Pontuação total 4-6 – Risco moderado de apendicite aguda. Existe a necessidade de avaliação de um cirurgião. Considerar a solicitação de exames de imagem para confirmação diagnóstica.

Pontuação total ≥7 – Risco alto de apendicite aguda. Existe a necessidade de internação hospitalar e avaliação de um cirurgião para observação e acompanhamento da evolução do quadro.

apendicite

Mas lembre-se: os critérios utilizados no escore também podem ser encontrados em outras condições patológicas inflamatórias, tais como a doença inflamatória pélvica ou diverticulite. Portanto, sempre é importante considerar o quadro clínico e a história geral do paciente antes de fechar um diagnóstico.

 

Saiba mais com WeMEDS®

Quer saber mais sobre a apendicite, outras doenças e outros escores clínicos? No Portal WeMEDS® você encontra diversas escalas e critérios para avaliação de pacientes na prática clínica. Além disso, o conteúdo completo pode ser encontrado no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

 

Referências:

Alvarado A. A practical score for the early diagnosis of acute appendicitis. Ann Emerg Med. 1986 May;15(5):557-64. doi: 10.1016/s0196-0644(86)80993-3. PMID: 3963537.

McKay R, Shepherd J. The use of the clinical scoring system by Alvarado in the decision to perform computed tomography for acute appendicitis in the ED. Am J Emerg Med. 2007 Jun;25(5):489-93. doi: 10.1016/j.ajem.2006.08.020. PMID: 17543650.

Pogorelić Z, Rak S, Mrklić I, Jurić I. Prospective validation of Alvarado score and Pediatric Appendicitis Score for the diagnosis of acute appendicitis in children. Pediatr Emerg Care. 2015 Mar;31(3):164-8. doi: 10.1097/PEC.0000000000000375. PMID: 25706925.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui