

Qual a probabilidade de uma tireotoxicose bioquímica ser uma tempestade tireoidiana? O escore Burch-Wartofsky (BWPS) é o critério mais utilizado para auxiliar na resposta à esta pergunta.
Tireotoxicose ou crise tireotóxica?
A tireotoxicose é um quadro decorrente do excesso de hormônios tireoidianos, podendo ocorrer por hipertireoidismo, medicamentos, tireoidites. A crise tireotóxica ou tempestade tireoidiana é uma exacerbação aguda do estado hipertireoideo descompensado, refletindo um grau máximo da tireotoxicose, associada a descompensação de um ou mais órgãos.
A crise acomete cerca de 2 a cada 1 milhão de pessoas, sendo entre 3 e 5 vezes mais comuns em mulheres. É uma condição bastante grave, que requer diagnóstico e tratamento imediatos. Se não tratada, a mortalidade é de 90%, geralmente em decorrência de complicações como arritmias, insuficiência cardíaca e falência múltipla de órgãos.
Escore Burch-Wartofsky: critérios e pontuação
O escore Burch-Wartofsky (BWPS – Burch Wartofsky Point Scale) é um índice desenvolvido para prever a probabilidade de que a tireotoxicose bioquímica seja uma tempestade tireoidiana.
São utilizados 7 critérios clínicos para a determinação de sua pontuação, que devem ser avaliados em um paciente ≥ 18 anos com tireotoxicose no cenário de descompensação sistêmica.
- Temperatura em ºC.
- Efeitos no SNC – ausente, leve (agitação), moderado (convulsões, coma) ou grave (convulsões, coma)
- Disfunção gastrointestinal-hepática – ausente, moderado (diarreia, náusea, vômito, dor abdominal) ou grave (icterícia inexplicável).
- Frequência cardíaca em batidas/minuto.
- Insuficiência cardíaca congestiva – ausente, leve (edema de pedais), moderado (estertores bibasilares) ou grave (edema pulmonar).
- Fibrilação atrial presente ou ausente.
- Evento de precipitação presente ou ausente.
Interpretação e conduta
Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado. A probabilidade pode ser estimada em uma estratificação de 3 categorias, e quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de ser uma tempestade tireoidiana.
Pontuação total < 25 – Baixa probabilidade de representar tempestade tireoidiana. Conduta: investigar o diagnóstico de tireotoxicose e obter imagens adicionais.
Pontuação total entre 25 e 44 – Sugestivo de tempestade tireoidiana iminente. Conduta: considerar tionamidas, controle de sintomas. Recomenda-se considerar monitoramento na unidade de tratamento intensivo.
Pontuação total ≥ 45 – Altamente sugestivo de tempestade tireoidiana. Conduta: considerar o manejo multimodal rápido e agressivo na UTI.
Vantagens e desvantagens do BWPS
A utilização do escore BWPS pode auxiliar na distinção entre tireotoxicose não complicada e tempestade tireoidiana iminente/estabelecida. Porém, BWPS utiliza intencionalmente critérios liberais dada a alta taxa de mortalidade associada à tempestade tireoidiana – o que pode resultar em falso-positivo.
Além disso, importante lembrar que pacientes idosos podem apresentar tireotoxicose apática com sintomas atípicos.
Saiba mais com WeMEDS®
O escore Burch-Wartofsky foi desenvolvido a partir de um estudo retrospectivo de pacientes diagnosticados com tempestade tireoidiana, resultando na criação de um escore que prevê sua probabilidade.
Quer saber mais sobre este e outros escores clínicos e diagnósticos, bem como detalhes da tireotoxicose? Acesse o conteúdo completo no nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
Burch HB, Wartofsky L. Life-Threatening Thyrotoxicosis. Thyrotoxic storm. Endocrinology and Metabolism Clinics of North America. 1993; 22(2): 263-77.