Entenda o Score de Mottling, um Preditor de Mortalidade em Pacientes com Sepse

Entenda o Score de Mottling, um Preditor de Mortalidade em Pacientes com Sepse

O Score de Mottling é uma ferramenta clínica utilizada para avaliar a perfusão tecidual em pacientes com choque séptico.

O escore é um preditor significativo de mortalidade em pacientes com choque séptico. Um escore mais alto está associado a uma maior mortalidade em 14 dias, independentemente de outros parâmetros de perfusão tecidual ou da dose de vasopressores administrada.

Além disso, a variação do escore durante a ressuscitação pode indicar mudanças no prognóstico, com uma diminuição do escore associada a melhores desfechos.

Veja mais como utilizar e interpretar o score de Mottling em pacientes com sepse na presença de livedo cutâneo.

O Score de Mottling avalia a extensão da área de livedo

O escore Mottling é composto por 1 critério – extensão da área de livedo.

O livedo reticular é um achado cutâneo (“linhas” avermelhadas ou azuladas (marmóreo-acinzentada) na pele, iniciando geralmente no joelho, de contornos irregulares que seguem com exatidão a disposição das veias) – refletindo obstrução de microartérias, geralmente em decorrência de afecções orgânicas.

Determinar a extensão da área de livedo (mottling):

  • Ausência de Livedo: 0 pontos.
  • Tamanho de uma moeda no joelho: 1 ponto
  • Não ultrapassa joelho: 2 pontos.
  • Até o meio da coxa: 3 pontos.
  • Até a região inguinal: 4 pontos.
  • Manchas graves, que se estendam além da região inguinal: 5 pontos.
Score de Mottling
Skin Mottling in Septic Shock (from urosepsis). Dr. Roberto Cosentini @rob_cosentini

Quanto maior a pontuação, maior o risco de mortalidade do paciente

Após a atribuição da pontuação individual baseada na análise clínica do paciente, é possível predizer o risco de mortalidade em 14 dias:

Mottling 0 = risco < 20%.

Mottling 1 = risco médio de 25%.

Mottling 2 = risco médio de 53%.

Mottling 3 = risco médio de 69%.

Mottling 4 = risco médio de 66%.

Mottling 5 = risco de até 100%.

O escore é baseado em parâmetros clínicos, sendo altamente reprodutível, além de ser uma ferramenta não invasiva fácil de avaliar em pacientes acamados.

Após 6 horas de admissão em UTI, o escore Mottling é o preditor mais forte de mortalidade quando comparado aos níveis de lactato arterial e/ou débito urinário. Além disso, a melhora no escore também está associada a uma melhora na sobrevida, independentemente da gravidade do paciente na admissão.

sepse score de mottling

Atenção! Limitações e armadilhas

A eficácia do Score Mottling em prever a mortalidade a longo prazo ainda é debatida, e sua utilidade pode ser complementada por outras medidas objetivas, como a termografia infravermelha. Além disso, o estudo que deu origem ao escore não avaliou pacientes sem uso de vasopressores – é provável que o risco não seja o mesmo para esses pacientes.

Por fim, para pacientes negros, o uso do escore Mottling ainda é limitado. Para esses pacientes, outras ferramentas de avaliação são mais recomendadas.

Em resumo, o Score Mottling Score é uma ferramenta útil e de fácil aplicação à beira do leito para avaliar a perfusão tecidual e prever a mortalidade em pacientes com choque séptico, mas deve ser utilizado em conjunto com outros parâmetros clínicos para uma avaliação mais abrangente.

paciente UTI mottling score

Saiba mais sobre este e outros escores preditivos com WeMEDS®

O Score de Mottling foi desenvolvido a partir de um estudo prospectivo observacional no Hospital Saint-Antoine, França. O objetivo do estudo foi correlacionar os achados de livedo e correlacionar com a taxa de sobrevivência do paciente em choque séptico. Alguns estudos já validaram o escore, tanto em coortes maiores, quanto em diferentes populações.

Para saber mais sobre esse e outros escores e critérios, acesse o nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

Dumas, G., Lavillegrand, JR., Joffre, J. et al. Mottling score is a strong predictor of 14-day mortality in septic patients whatever vasopressor doses and other tissue perfusion parameters. Crit Care 23, 211 (2019). Https://doi.org/10.1186/s13054-019-2496-4

Ait-Oufella H, Lemoinne S, Boelle PY, Galbois A, Baudel JL, Lemant J, Joffre J, Margetis D, Guidet B, Maury E, Offenstadt G. Mottling score predicts survival in septic shock. Intensive Care Med. 2011 May;37(5):801-7. doi: 10.1007/s00134-011-2163-y. Epub 2011 Mar 4. PMID:

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui