Dia do Médico: 5 casos de sucesso aliando a tecnologia e a medicina

tecnologia

Dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. E no post de hoje elencamos algumas tecnologias que podem auxiliar no dia a dia destes profissionais. Muito além dos equipamentos, é notável o quanto a computação auxilia na prática médica, bem como na interação médico-paciente.

Recentemente apresentamos o caso do software Paige Prostate, sendo o primeiro programa baseado em Inteligência Artificial (AI) liberado para diagnóstico in vitro de câncer de próstata.

Inspirados por esse caso bem sucedido, decidimos trazer outros modelos de AI aplicados à medicina para mostrar que o futuro da nossa saúde poderá estar (literalmente) em nossas mãos.

1 – Análise de notas médicas

Assim como os dados que são armazenados eletronicamente (como histórico médico), dados não estruturados (como notas do médico) podem auxiliar no conhecimento sobre o paciente. Com isso em mente, a CloudMedx se concentrou em decodificar estes dados não estruturados e associá-los aos dados eletrônicos. O resultado é uma ferramenta de análise preditiva que pode detectar uma doença antes que ela se torne fatal. Esta tecnologia já foi aplicada para diversas doenças de alto risco, como acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de fígado e hipertensão.

2 – Apple Watch, Fitbit, Garmin…

Talvez você passe 24h por dia sendo “monitorado” por uma AI e nem tenha percebido. Mas caso você faça uso dos wearables (ou tecnologias “vestíveis”), saiba que eles são ótimos aparelhos preventivos quando se trata de saúde. Capazes de verificar sua frequência cardíaca, VO2, pressão arterial, glicemia, entre outros, estes dispositivos são capazes de prever problemas com a sua saúde antes que os principais sintomas apareçam.

tecnologia

3 – Triagem/descoberta de medicamentos

O processo de identificação e descoberta de novas drogas é bastante complexo e custoso. Mas, através da análise de estruturas moleculares (dos compostos e dos alvos), a AI é capaz de prever quais são os principais candidatos para atuarem como tratamento. Assim, o custo (de tempo e dinheiro) é reduzido drasticamente. Inclusive, este emprego da AI foi capaz de auxiliar a Atomwise a identificar, em menos de um dia, o melhor tratamento para o Ebola durante um dos surtos do vírus em 2015.

4 – Predição de Lesão Renal Aguda

Casos de lesão renal aguda (LRA) podem ser muito difíceis de ser identificados em tempo hábil, sendo uma grande ameaça à vida dos pacientes. Mas isso pode ser corrigido futuramente com o auxílio da AI. Embora ainda esteja em desenvolvimento, um algoritmo desenvolvido pela DeepMind Health e o Departamento de Assuntos de Veteranos foi capaz de prever, com grande acurácia, casos de LRA de forma precoce. Comparado aos métodos tradicionais, a AI previu os casos 48h antes dos clínicos, mostrando-se um ótimo auxiliar nos hospitais.

5 – WeMEDS

“Primeiro app brasileiro para auxílio diagnóstico através de sinais/sintomas por inteligência artificial”. Este é o WeMEDS. Com a AI chamada DiagnApp, você não precisa quebrar a cabeça para elaborar uma hipótese diagnóstica. Através dos sinais clínicos e sintomas apresentados pelo paciente, a AI é capaz de analisar os dados e auxiliar no diagnóstico do paciente e, se necessário, na recomendação do tratamento mais eficaz.

Um ombro (tecnológico) amigo

Como vimos, o uso de AI na saúde já trouxe vários benefícios, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. No entanto, a adoção de AI na área médica continua a ter desafios. Mas, com a evolução desta tecnologia, os sistemas e processos de saúde podem ser melhorados ainda mais. E as possibilidades são animadoras.

 

Fique por dentro do nosso conteúdo sobre Tecnologia no Portal.

_______________________________________________________________________

Referências:

Atomwise. Artificial Intelligence for Drug Discovery. We use our AI engine to transform drug discovery. Our discoveries help create better medicines faster. 

Bernard Marr. How Is AI Used In Healthcare – 5 Powerful Real-World Examples That Show The Latest Advances.

CloudMedx. The upgrade to AI in healthcare has finally arrived.

VA, DeepMind develop machine learning system to predict life-threatening disease before it appears.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui