Benefícios do yoga na insuficiência cardíaca

A função física reduzida, o aumento da dispneia e a fadiga são todos sinais de Insuficiência Cardíaca, condição clínica que reduz a qualidade de vida dos pacientes.

Recentemente, uma pesquisa apresentada no congresso da Heart Failure Association da European Society of Cardiology (HFA-ESC) apontou para os benefícios do yoga para pacientes que possuem insuficiência cardíaca. A prática milenar inclui exercícios de respiração, técnicas de relaxamento e meditação, além de atividades físicas.

A Insuficiência Cardíaca acomete em média 2% da população

De acordo com as diretrizes da American Heart Association/American College of Cardiology, a insuficiência cardíaca (IC) é definida como “uma síndrome clínica complexa que pode resultar de qualquer desordem cardíaca estrutural ou funcional que prejudique a capacidade do ventrículo de encher ou ejetar sangue.”

A condição é uma epidemia global que afeta cerca de 23 milhões de pessoas, sendo a principal causa de um número substancial de morbidade, hospitalizações, mortalidade e custos de saúde em todo o mundo. Doenças infecciosas e/ou deficiências alimentares já não são mais as principais causas de morte e morbidade nas nações asiáticas, mas sim doenças ligadas a um estilo de vida sedentário, como as doenças cardiovasculares (DCV).

Apesar dos recentes avanços no tratamento farmacológico e com dispositivos, a morbidade e a mortalidade cardiovasculares continuam altas. Da mesma forma, o uso consistente de medicamentos convencionais pode levar a vários efeitos adversos.

Portanto, há a necessidade de uma abordagem alternativa não farmacológica, como o yoga, que pode melhorar a função física e psicológica.

insuficiência cardíaca cardiologista

Benefícios do Yoga na reabilitação cardíaca

O yoga (ou ioga) é uma prática mente-corpo que incorpora posturas físicas, métodos de respiração e meditação para promover relaxamento, redução do estresse e saúde e bem-estar geral. A prática cresceu e evoluiu como uma maneira dinâmica de viver e uma prática espiritual na Índia.

Recentemente, o yoga ganhou popularidade como prática na cultura ocidental. Mas além da popularidade, são conhecidos benefícios do yoga na reabilitação cardíaca.

A insuficiência cardíaca está associada a uma função autonômica alterada, resultando em atividade simpática e pressão arterial marcadamente elevadas. Com a prática do yoga, ao aumentar a sensibilidade do barorreflexo e a variabilidade da frequência cardíaca, a menor taxa de respiração pode aumentar a ativação vagal e diminuir o efeito da ramificação simpática do sistema nervoso autônomo.

Dessa maneira, a pressão arterial e a frequência cardíaca podem cair à medida que o envolvimento vagal aumenta. O volume sistólico e a fração de ejeção ventricular esquerda (FEVE) podem aumentar como resultado da redução da carga.

benefícios do yoga

Entenda mais sobre o estudo que avalia o benefício do yoga para insuficiência cardíaca

A pesquisa apresentada no congresso de 2024 sugere que adicionar ao tratamento clínico uma prática de yoga personalizada, com a duração de 1 ano e que seja orientada por diretrizes, parece melhorar significativamente os parâmetros de insuficiência cardíaca associados ao prognóstico a longo prazo.

Participaram dessa pesquisa 105 pacientes, que foram divididos em dois grupos: (1) tratamento clínico juntamente com a prática de yoga e (2) apenas tratamento clínico. Os pacientes foram acompanhados por 52 semanas e, de acordo com o apresentador do estudo, Dr. Ajit Singh, médico do Departamento de Medicina da Kasturba Medical College, “A terapia de yoga tem um impacto benéfico em pacientes com insuficiência cardíaca em tratamento clínico ideal”. Além disso, “o estudo também demonstrou uma melhora geral no ventrículo esquerdo em termos de dimensões e função”.

Ainda de acordo com o Dr. Singh, a realização do estudo foi um desafio, visto que os pacientes foram acompanhados todos os dias, por 52 semanas, e quase um quarto dos pacientes abandonou o estudo nos primeiros seis meses. Entretanto, a adição da prática de yoga ao tratamento clínico pode ser uma “virada de jogo se for implementada por um período mais longo”.

benefícios da ioga

Por outro lado, a prática de yoga pode encontrar certas barreiras em sua aceitação, e os pesquisadores acreditam que sua implementação seria mais fácil em países onde é comumente praticada como uma intervenção comportamental.

Além disso, de acordo com a copresidente da sessão Dra. Dana Dawson (Ph.D., médica, professora de medicina cardiovascular e líder da Unidade de Cardiologia e Pesquisa Cardiovascular da University of Aberdeen), é necessário um estudo randomizado para que a prática de yoga seja incorporada à prática clínica. Segundo a Dra. Dawson, nesse estudo os pacientes não foram divididos de maneira aleatória entre os dois grupos. Dessa maneira, a pesquisa apresentou discrepâncias no início do estudo que tornaram os grupos incomparáveis.

Apesar disso, alguns benefícios podem ser observados no estudo: a prática de yoga é viável nesse grupo e, mesmo analisando apenas os dados dos pacientes que participaram do grupo com a realização do yoga, houve alguns resultados significativos.

Ainda, em comparação a outras intervenções de exercício e estilo de vida, a prática de yoga envolve também meditação e autoconhecimento, podendo ser comparada a uma forma de “terapia cognitivo-comportamental, que é conduzida de maneira singular”, dizem os pesquisadores.

yoga na insuficiência cardíaca

Referências:

MEDSCAPE. DAVENPORT, L. Prática de ioga pode ajudar no tratamento clínico da insuficiência cardíaca. 2024. https://portugues.medscape.com/verartigo/6511238.

DUTTA, A.; MOOVENTHAN, A.; NIVETHITHA, L. Yoga as Adjunct Therapy for Chronic Heart Failure: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Avicenna Journal of Medicine Vol. 13 No. 3/2023.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui