Recentemente, foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) o primeiro tratamento para depressão de ação rápida. Segundo o fabricante, os efeitos benéficos do medicamento Auvelity podem ser observados após uma semana de tratamento.
Auvelity (dextrometorfano + bupropiona) é aprovado pela FDA
Um novo medicamento chamado Auvelity foi aprovado pela FDA para tratar o transtorno depressivo maior, prometendo resultados em uma semana. O medicamento é o primeiro deste tipo, recebendo a designação de terapia inovadora pela agência regulatória.
A droga é uma combinação de dois medicamentos (dextrometorfano + bupropiona), com a função principal de antagonizar o receptor N-metil D-aspartato (NMDA).
Segundo os pesquisadores que desenvolveram o medicamento, inicialmente eles buscavam um medicamento que atuasse de forma semelhante à cetamina, bloqueando os receptores de NMDA, mas de forma mais segura e com menos efeitos adversos. Nesse sentido, optaram pelo dextrometorfano. No entanto, devido a sua rápida metabolização, sozinho não apresenta efeitos antidepressivos.
Foi então que optaram pela associação com a bupropiona, um inibidor não seletivo da recaptação de dopamina e noradrenalina já conhecido. A combinação foi capaz de reduzir a metabolização do dextrometorfano, e melhorar os sintomas depressivos.
Eficácia e segurança em ensaios clínicos
Um artigo publicado em maio desse ano trouxe dados de eficácia e segurança do uso de Auvelity em pacientes com transtorno depressivo maior.
Foram avaliados 327 pacientes, randomizados em tratamento e placebo. A remissão dos sintomas foi alcançada por quase 40% dos pacientes, em comparação com 17,3% indivíduos do grupo placebo. Os resultados para a maioria dos desfechos secundários avaliados também foram significativamente melhores com o uso de Auvelity do que com placebo.
Os efeitos adversos mais relatados foram tontura, náusea, dor de cabeça, sonolência e boca seca, mas não houve associação com efeitos psicotomiméticos, ganho de peso ou aumento da disfunção sexual.
A eficácia e segurança do Auvelity também foi comparada a bupropiona isolada em outro estudo randomizado duplo cego, no qual foi observada maior taxa de remissão com a combinação com dextrometorfano. As taxas de resposta terapêutica em 6 semanas foram de 60,5% com dextrometornano associado, em comparação com 40,5% com bupropiona isolada.
Depressão – sintomas, hipóteses e tratamento
O transtorno depressivo maior é umas das condições mais comuns existentes atualmente, cm prevalência na população mundial em torno de 10%.
O paciente apresenta episódios recorrentes de tristeza, lentificação de pensamento, podendo apresentar em últimos casos pensamentos suicidas e alterações físicas como dores pelo corpo.
Associado aos sintomas depressivos, o paciente pode apresentar ansiedade, angústia e diminuição de suas atividades psíquicas globais.
A fisiopatologia é provavelmente multifatorial, e algumas hipóteses buscam explicar a doença. A hipótese das monoaminas é a principal base na utilização de medicamentos antidepressivos atuais.
Observou-se que em estados de depleção de monoaminas há uma indução de estados depressivos, levando a um aumento no número de neuroreceptores. As monoaminas são substâncias bioquímicas que podem ser neurotransmissores. As principais são dopamina, noradrenalina, adrenalina e serotonina.
Outras hipóteses como a desregulação de neurorreceptores, anormalidades no eixo hipotalâmico-hipofisário, liberação de citocinas Inflamatórias e alterações neuroanatômicas também são propostas.
A estimulação da prática de exercício físico é de extrema importância para a melhora do quadro, assim como um hábito dietético saudável. A base do tratamento é a psicoterapia, podendo ser associada ao uso de antidepressivos.
Na maioria dos casos, a indicação terapêutica de primeira escolha são os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que bloqueiam o transporte de serotonina de volta à célula pré-sináptica, concentrando-a na fenda pré-sináptica.
Em casos graves, refratários ou com resistência a outros medicamentos, podem ser sugeridos antidepressivos tetracíclicos ou inibidores da monoamina oxidase (iMAO).
—
Referências:
Herriot Tabuteau et al. Effect of AXS-05 (Dextromethorphan-Bupropion) in Major Depressive Disorder: A Randomized Double-Blind Controlled Trial. The American Journal of Psychiatry. 2022. https://doi.org/10.1176/appi.ajp.21080800
Dan V. Iosifescu et al. Efficacy and Safety of AXS-05 (Dextromethorphan-Bupropion) in Patients With Major Depressive Disorder: A Phase 3 Randomized Clinical Trial (GEMINI). The Journal of Clinical Psychiatry. https://doi.org/10.4088/JCP.21m14345
Arielle Weg. FDA Approves First Fast-Acting Oral Drug for Clinical Depression That Works in 1 Week. 2022. https://www.prevention.com/health/a40983448/fda-approves-first-fast-acting-oral-drug-for-clinical-depression-auvelity/
Quero mais informações de auvelity por favor
Tenho depressão faço tratamento mais não tenho uma melhora significativa