Em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) havia aprovado a importação de dois novos medicamentos a base de Cannabis. Agora, com as novas aprovações desse ano, um total de 18 produtos são autorizados.
Nova autorização da ANVISA – maio de 2022
No início de maio, a ANVISA publicou uma nota relatando três novas aprovações de produtos de Cannabis para uso medicinal:
- Extrato de Cannabis sativa Greencare 160,32 mg/mL
- Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa 160,32 mg/mL
- Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa 79,14 mg/mL
Atualmente, todos os produtos liberados pela ANVISA devem possuir predominantemente canabidiol (CDB), e não excedem 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). O diferencial dessa aprovação é que em dois dos três produtos, a dose de THC oferecida é maior – 0,24%.
Segundo a resolução emitida pela ANVISA, tal situação é permitida quando destinada a pacientes em cuidados paliativos, sem alternativas terapêuticas e em situações clínicas irreversíveis ou terminais. Esses medicamentos são apresentados na forma de solução oral em gotas, e devem ser prescritos em receituário especial tipo A – amarelo. Já para as formulações com concentração de THC de até 0,2%, o produto deverá ser prescrito por meio do receituário do tipo B.
A indicação e a forma de uso dos produtos são de responsabilidade do médico responsável. Além disso, é importante salientar que os pacientes devem ser informados sobre o produto e suas condições, incluindo os efeitos adversos, processos de regulamentação, possíveis riscos à saúde e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Produtos aprovados pela ANVISA
No Brasil o primeiro produto derivado de Cannabis foi aprovado em abril de 2020. Atualmente, são 18 medicamentos aprovados, sendo oito no formato de extrato da Cannabis sativa. Confira a lista:
- Canabidiol Active Pharmaceutica (20 mg/mL).
- Canabidiol Aura Pharma (50 mg/mL).
- Canabidiol Belcher (150 mg/mL).
- Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/mL).
- Canabidiol Greencare (23,75 mg/mL).
- Canabidiol NuNature (17,18 mg/mL).
- Canabidiol NuNature (34,36 mg/mL).
- Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/mL; 50 mg/mL e 200 mg/mL).
- Canabidiol Verdemed (23,75 mg/mL).
- Canabidiol Verdemed (50 mg/mL).
- Extrato – Cann10 Pharma (200 mg/mL).
- Extrato – Ease Labs (79,14 mg/mL).
- Extrato – Greencare (160,32 mg/mL).
- Extrato – Greencare (79,14 mg/mL).
- Extrato – Mantecorp Farmasa (160,32 mg/mL).
- Extrato – Mantecorp Farmasa (79,14 mg/mL).
- Extrato – Promediol (200 mg/mL).
- Extrato – Zion Medpharma (200 mg/mL).
Em um artigo anterior, falamos sobre as aprovações de 2021 e fizemos um breve histórico sobre o uso da Cannabis. Vale a pena conferir. Clique aqui.
—-
Referências:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Anvisa aprova mais três produtos de Cannabis para uso medicinal. Publicado em 12/05/2022.