Exercício aeróbico x TCC para insônia: pesquisadores em Goiás recrutam participantes para ensaio clínico

TCC para insônia terapia do sono

Pesquisadores em Goiás estão recrutando pacientes adultos com quadro de insônia para participação do estudo clínico “Aerobic Exercise Versus Digital Cognitive Behavioral Therapy for Insomnia”. O objetivo do trabalho é comparar os efeitos do exercício aeróbico com a versão digital da TCC para insônia (TCC-I).

A Terapia Cognitivo-Comportamental é a primeira abordagem de tratamento da insônia

A insônia é uma condição na qual há uma dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, comprometendo assim a qualidade de vida do indivíduo. Estima-se que 45% da população mundial apresenta dificuldades para iniciar ou manter o sono, enquanto cerca de 15% dos casos são classificados como insônia crônica.

Para o tratamento da insônia, os fatores etiológicos e comorbidades devem ser ativamente resolvidos – não tem lógica só tratar a consequência sem tratar a causa. Quando possível, a abordagem deve ser multidisciplinar, envolvendo psicólogos e terapeutas ocupacionais.

TCC para insônia

A primeira abordagem é conhecida como “Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I)”, que inclui algumas medidas diárias:

  • Estabelecer um horário para dormir e acordar, mantendo nos finais de semana.
  • Usar a cama apenas para dormir e ter relações sexuais. Evitar comer, mexer no computador, ver TV na cama.
  • Não mexer em telas antes de dormir, assim como não trabalhar/estudar próximo do horário de dormir.
  • Evitar claridade próximo do horário de dormir.
  • Após 20 minutos sem conseguir dormir, levantar e fazer atividade relaxante como ouvir música calma.
  • Evitar cochilos pela tarde.
  • Evitar deixar relógios próximos da cama, para não ficar olhando com frequência.
  • Praticar exercícios físicos, porém não fazer próximo da hora de dormir.
  • Não ficar pensando em problemas ao pegar no sono.
  • Fazer atividades que ajudem a relaxar próximo do sono: banho quente, massagens, meditação, yoga, leitura.
  • Evitar substâncias psicoestimulantes como cafeína e nicotina.

TCC para insônia

Ensaio clínico: exercícios aeróbicos vs TCC para insônia

A hipótese a ser testada pelos pesquisadores é que o exercício aeróbico promove resultados semelhantes a TCC para insônia (digital), assim como a melhora dos sintomas depressivos e ansiosos.

 

Critérios de Elegibilidade

Para o estudo, os participantes devem ter pelo menos 18 anos e serem fisicamente inativos. Além disso, é essencial apresentar um índice de gravidade da insônia > 8.

O Índice de Gravidade da Insônia (IGI) é um instrumento clínico utilizado para avaliar a gravidade da insônia. Trata-se de um questionário autoaplicável e validado, amplamente usado tanto na prática clínica quanto em pesquisas científicas. Ele permite mensurar o impacto dos sintomas de insônia e a percepção do paciente sobre seu problema de sono.

O questionário é composto por 7 itens, que abordam diferentes aspectos da insônia. Cada item é pontuado de 0 a 4, onde 0 representa a ausência de dificuldade e 4 indica um problema grave. Assim, o escore total varia entre 0 e 28 pontos, sendo: 0 a 7 = não significativa, 8 a 14 = insônia leve, 15 a 21 = insônia moderada, e 22 a 28 = insônia grave.

insonia

Grupos randomizados: exercício aeróbico e terapia do sono digital

Segundo os pesquisadores, os participantes serão randomizados em dois grupos: exercício aeróbico e TCC para insônia digital.

No grupo 1, serão realizadas caminhadas ao ar livre, por 50 minutos contínuos em intensidade moderada, 3 vezes por semana. No grupo 2, serão realizadas sessões de terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I), 3 vezes por semana, utilizando o aplicativo Vigilantes do Sono®.

Em ambos os grupos, serão avaliados os parâmetros de: gravidade da insônia, qualidade do sono, excitação cognitiva e somática antes do sono e as queixas dos participantes quanto a depressão, ansiedade e estresse.

TCC para insônia

Referências:

ClinicalTrials.gov – Aerobic Exercise Versus Digital Cognitive Behavioral Therapy for Insomnia. ID = NCT06636006.

Hertenstein, E., Trinca, E., Wunderlin, M., Schneider, C. L., Züst, M. A., Fehér, K. D., Su, T., Straten, A. V., Berger, T., Baglioni, C., Johann, A., Spiegelhalder, K., Riemann, D., Feige, B., & Nissen, C. (2022). Cognitive behavioral therapy for insomnia in patients with mental disorders and comorbid insomnia: A systematic review and meta-analysis. Sleep medicine reviews, 62, 101597. https://doi.org/10.1016/j.smrv.2022.101597

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui