No fim de junho os resultados de um novo estudo clínico foram publicados, destacando que o tratamento com CagriSema foi benéfico para pacientes com diabetes tipo 2 e IMC ≥ 27. O medicamento é uma combinação de cagrilintida e semaglutida, e seu uso demonstrou potencial clinicamente relevante no controle glicêmico e perda de peso dos pacientes.
CagriSema – uma combinação em potencial
CagriSema é uma combinação de semaglutida e cagrilintida, ambos administrados de forma separada via injeção subcutânea.
A semaglutida é um agonista seletivo do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Atuando no mesmo receptor do hormônio endógeno incretina, a droga aumenta a secreção de insulina dependente de glicose, diminui a secreção inadequada de glucagon e retarda o esvaziamento gástrico. Aumenta a secreção de insulina de primeira e segunda fases.
A cagrilintida é um análogo de amilina, um hormônio das células β pancreáticas, secretado com a insulina em resposta à ingestão de nutrientes. Através da ativação de neurônios no cérebro, a amilina retarda o esvaziamento gástrico e induz saciedade.
No estudo publicado esse ano na revista The Lancet, os participantes foram randomizados para receber o tratamento com CagriSema, apenas com semaglutida ou apenas com cagrilintida (sendo nesses casos, com uma injeção da droga e uma de placebo, para que não soubessem em qual grupo estavam). Todos os pacientes apresentavam diabetes mellitus tipo 2 e IMC de 27 kg/m² ou superior.
O tratamento foi realizado uma vez por semana, por 32 semanas, com incrementos semanais, seguido de terapia de manutenção de 16 semanas. O objetivo primário foi comparar o efeito da combinação dos medicamentos em relação à semaglutida isoladamente, considerando Hb1Ac.
Como objetivos secundários, os pesquisadores também avaliaram a combinação de drogas em relação à cagrilintida isolada, além de parâmetros como peso corporal, segurança e tolerabilidade e hipoglicemia.
O uso combinado foi melhor para perda de peso do que a semaglutida isolada
O primeiro achado relevante é que o tratamento de 32 semanas com CagriSema resultou em uma redução clinicamente significativa na HbA1c – redução de 2,2 pontos percentuais.
Esse achado é significativamente maior do que quando comparado apenas com cagrilintida (0,9 pontos percentuais), mas não estatisticamente diferente quando comparado à semaglutida sozinha (1,8 pontos percentuais).
Considerando o peso corporal, o tratamento combinado resultou em perda de peso (~15,6%), significativamente maior em relação à semaglutida (5,1%) e à cagrilintida (8,1%). Uma proporção maior de participantes atingiu a meta de ≥10% de redução no peso corporal com o novo tratamento.
O Time in Range (TIR, tempo entre 70 e 180 mg/dL) também foi clinicamente relevante. Com a combinação das drogas, a TIR foi de 89%, comparado a 76% alcançados com semaglutida e 72% com cagrilintida.
Eventos adversos gastrointestinais foram mais comuns com CagriSema do que com as drogas isoladas, como o esperado, mas todos foram de gravidade leve ou moderada e a maioria teve início durante o escalonamento da dose.
Como limitações do estudo, o grupo destaca um pequeno número amostral, além da curta duração avaliada do tratamento. No entanto, os resultados são promissores e robustos, indicando um benefício do uso de CagriSema no controle glicêmico e na perda de peso em pacientes diabéticos.
A Novo Nordisk A/S, responsável pelo financiamento dos estudos, já está com o estudo de fase 3 em andamento, que tem como objetivo avaliar a eficácia e a segurança do tratamento comparando com grupo placebo. O estudo começou em fevereiro desse ano, com previsão de finalização em 2025, e está disponível na plataforma Clinical Trials com o identificador NCT05394519.
—
Referências:
Frias JP, et al. Efficacy and safety of co-administered once-weekly cagrilintide 2·4 mg with once-weekly semaglutide 2·4 mg in type 2 diabetes: a multicentre, randomised, double-blind, active-controlled, phase 2 trial. Lancet. 2023 Jun 23:S0140-6736(23)01163-7. doi: 10.1016/S0140-6736(23)01163-7.
D’Ascanio AM, Mullally JA, Frishman WH. Cagrilintide: A Long-Acting Amylin Analog for the Treatment of Obesity. Cardiol Rev. 2023 Mar 8. doi: 10.1097/CRD.0000000000000513.
Clinical Trials. A Research Study to See How Well CagriSema Helps People With Type 2 Diabetes and Excess Body Weight Lose Weight (REDEFINE 2). NCT05394519.