Um painel internacional de especialistas em dermatologia realizou uma extensa revisão sobre o uso de minoxidil oral em baixa dose no tratamento da queda capilar. O artigo, publicado na JAMA Network no fim de novembro, indica que o uso de minoxidil via oral em dose baixa pode ser uma opção segura e eficaz para tratar a queda capilar, e serve como guia provisório para a prática clínica até que dados mais robustos estejam disponíveis.
Minoxidil tópico x Minoxidil oral para queda capilar
O Minoxidil tópico já é aprovado para o tratamento da alopecia androgenética em homens e mulheres. Estudos demonstram que tanto a solução de 5% quanto a de 2% são eficazes em aumentar a densidade e o crescimento capilar. A estimulação do crescimento do cabelo é secundária à vasodilatação, aumento do fluxo sanguíneo cutâneo e estimulação dos folículos capilares em repouso.
No entanto, o uso de Minoxidil via oral para queda de cabelo ainda divide opiniões. Dessa forma, a grande maioria dos trabalhos avalia uso do medicamento via oral em dose baixa.
Os estudos mais recentes indicam que o minoxidil oral, ainda que em doses reduzidas, pode ter eficácia comparável ao tópico, com algumas diferenças nos perfis de efeitos colaterais. Uma metanálise recente não encontrou diferenças significativas na densidade capilar entre o minoxidil oral e o tópico, mas destacou uma maior incidência de hipertricose com o uso oral.
Novo consenso de especialistas para uso de minoxidil oral para queda capilar
Recentemente, mais de 40 especialistas se reuniram para responderem a seguinte questão: quais são as recomendações de melhores práticas para o uso off-label de minoxidil oral em baixa dose em pacientes com perda de cabelo?
Os dermatologistas avaliaram estudos que incluíam diagnósticos para os quais o tratamento poderia ser benéfico, bem como uso em adultos e adolescentes, contraindicações, precauções, monitoramento e terapia complementar.
Segundo o trabalho, publicado na JAMA Network em novembro de 2024, pelo menos 70% dos participantes concordaram com os achados, publicando o novo consenso.
Quais as indicações de uso do Minoxidil oral em dose baixa?
Segundo o consenso de especialistas, o uso de minoxidil via oral em doses reduzidas pode ser benéfico para:
- Alopecia androgenética.
- Afinamento capilar relacionado à idade.
- Alopecia areata.
- Eflúvio telógeno.
- Alopecia por tração.
- Alopecia em quimioterapia.
- Alopecia induzida por terapia endócrina.
- Líquen plano folicular.
- Alopecia frontal fibrosante.
- Alopecia central centrífuga.
- Alopecia fibrosante em padrão de distribuição androgenética.
Além disso, os especialistas sugerem que o uso do minoxidil via oral pode ser indicado quando a versão tópica for mais cara, mais desafiadora em questões de logística, ou quando causa alterações que o paciente não deseja (p.ex. altera textura do cabelo).
Ainda, o uso via oral pode ser indicado se o paciente deseja a hipertricose, como em pacientes transgêneros.
Quais as contraindicações?
Por outro lado, o uso de minoxidil via oral em doses baixas é contraindicado para:
- Pacientes com histórico de pericardite, derrame pericárdico, insuficiência cardíaca congestiva ou hipertensão pulmonar com estenose mitral.
- Uso de medicamentos que interagem com minoxidil.
- Gestantes e lactantes.
- Pacientes com feocromocitoma.
Além das contraindicações, o uso é cauteloso em caso de história prévia de taquicardia ou arritmias, hipotensão (PA <90/60 mmHg), alteração da função renal e pacientes em diálise.
Afinal, o que é considerado dose reduzida de Minoxidil?
O minoxidil via oral é indicado de forma primária para o tratamento da hipertensão arterial. Para este objetivo, a dose inicial é de 5 mg uma vez ao dia, podendo chegar ao máximo de 100 mg/dia.
O tratamento com doses reduzidas para queda capilar deve considerar diversas condições do paciente, como sexo, idade, se há ou não desejo de hipertricose e quais os riscos dos efeitos adversos.
De forma geral, para mulheres adultas, inicia-se com 1,25 mg ao dia, enquanto para mulheres adolescentes, inicia-se com 0,625 mg ao dia. Já para homens, os especialistas sugerem iniciar com 2,5 mg para adultos e 1,25 mg para adolescentes.
Lembrando que cada paciente deve ser monitorado de forma individual quanto aos efeitos colaterais e resposta ao tratamento.
—
Referências:
Sobral MVS, Moreira JLML, Rodrigues LK, Rocha P, Pirolla RDC, Soares VG, Lima DS, Moulaz IR, da Silva BC, de Melo CB. Efficacy and safety of oral minoxidil versus topical solution in androgenetic alopecia: a meta-analysis of randomized clinical trials. Int J Dermatol. 2024 Oct 19. doi: 10.1111/ijd.17524. Epub ahead of print. PMID: 39425514.
Akiska YM, Mirmirani P, Roseborough I, et al. Low-Dose Oral Minoxidil Initiation for Patients With Hair Loss: An International Modified Delphi Consensus Statement. JAMA Dermatol. Published online November 20, 2024. doi:10.1001/jamadermatol.2024.4593