Como utilizar o Mini Exame do Estado Mental (Minimental)?

A avaliação do estado mental de pacientes psiquiátricos é essencial, e o Mini Exame do Estado Mental (MINIMENTAL) é uma ferramenta rápida e de fácil aplicação para avaliar a função cognitiva. Em geral, o exame está alterado nas demências que acometem essa função.

Veja como utilizar essa ferramenta na prática clínica.

Como realizar o Mini Exame do Estado Mental?

O Mini Exame do Estado Mental (MINIMENTAL, MEEM, ou MMSE – mini mental state examination) é o exame mais comum para avaliar a função cognitiva devido à sua rapidez (cerca de 10 minutos) e facilidade de aplicação, não exigindo materiais específicos. Tem sensibilidade de 87% e especificidade de 82% para identificação de demências.

minimental demência

E como realizar?

Sugere-se uma preparação inicial – garanta que o ambiente esteja calmo e livre de distrações, e que o paciente se sinta confortável e não julgado.

Na suspeita de um quadro de demência, questionar o paciente quanto aos seguintes aspectos:

  • Orientação Temporal: Pergunte ao paciente a data, mês, ano, dia da semana e estação do ano.
  • Orientação Espacial: Pergunte ao paciente o nome do local onde está, a cidade, o estado e o país.
  • Registro: Diga três palavras (ex.: “bola”, “carro”, “árvore”) e peça ao paciente para repeti-las. Anote as respostas corretas.
  • Atenção e Cálculo: Peça ao paciente para contar de 100 em 100 para trás em intervalos de 7 (ex.: 93, 86, 79, etc.) ou para soletrar a palavra “MUNDO” ao contrário.
  • Memória de Evocação: Após alguns minutos, peça ao paciente para repetir as três palavras ditas na seção de registro.
  • Linguagem e Compreensão: Peça ao paciente para nomear dois objetos comuns (ex.: caneta e relógio). Depois, peça para repetir uma frase, seguir um comando de três etapas (ex.: “Pegue este papel com a mão direita, dobre-o ao meio e coloque-o no chão”), e ler e obedecer a uma instrução escrita (ex.: “Feche os olhos”).
  • Escrita e Cópia: Peça ao paciente para escrever uma frase completa e coerente e, em seguida, para copiar um desenho (geralmente dois pentágonos sobrepostos).

mini exame do estado mental minimental

Como interpretar o Minimental?

Após a avaliação, somam-se os pontos. O total varia entre 0 e 30, e quanto maior o valor, melhor é o estado do paciente. De forma geral, considera-se sem demência um paciente que atinge 26 pontos. Entre 10-20 pontos, pode ser um déficit cognitivo moderado, enquanto pontuação máxima de 9 indica déficit cognitivo grave.

No entanto, por ser um exame influenciado por escolaridade, o ponto de corte é modificado de acordo com o tempo de estudo, bem como na presença de diferenças culturais entre os pacientes. De forma geral, considera-se um quadro de demência se:

  • Analfabetos: abaixo de 19 pontos.
  • Estudo de 1-3 anos: abaixo de 23 pontos.
  • Estudo de 4-7 anos: abaixo de 24 pontos.
  • Estudo de mais de 7 anos: abaixo de 28 pontos.

alzheimer minimental

E lembre-se: embora examine diversos domínios, o minimental não serve como teste diagnóstico, mas sim para indicar áreas que necessitam de investigação adicional. Deve ser usado como ferramenta de triagem e não substitui uma avaliação mais aprofundada.

 

Referências:

Folstein, M. F., Folstein, S. E., & McHugh, P. R. (1975). “Mini-mental state”. A practical method for grading the cognitive state of patients for the clinician. Journal of psychiatric research, 12(3), 189–198. https://doi.org/10.1016/0022-3956(75)90026-6

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Mini Exame do Estado Mental (MEEM). https://aps.bvs.br/apps/calculadoras/?page=11

Instruções de Aplicação – Mini Exame do Estado Mental – MEEM. Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Serviço de Neurologia.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui