Drenison®: fludroxicortida no tratamento de dermatoses

Drenison®: fludroxicortida no tratamento de dermatoses

A fludroxicortida (Drenison®) é um glicocorticoide de uso tópico, indicado para manifestações inflamatórias e pruriginosas de dermatoses.

Sua ação anti-inflamatória é em decorrência da redução de mediadores inflamatórios, como leucotrienos, histamina, cininas e prostaglandinas. Além disso, é capaz de aumentar a permeabilidade vascular e tem efeito antipruriginoso.

Veja como prescrever e orientar o uso correto de fludroxicortida no tratamento de dermatoses.

Drenison®: para quem é indicado?

Como comentamos, a fludroxicortida é um glicocorticoide para uso tópico.

É amplamente utilizado no manejo de condições dermatológicas que apresentam manifestações inflamatórias e pruriginosas, especialmente em dermatoses resistentes a tratamentos de menor intensidade.

Sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e imunossupressora resulta da inibição da liberação de mediadores inflamatórios, além de estabilizar as membranas celulares, incluindo as dos mastócitos, e reduzir a permeabilidade capilar.

No mercado, é mais conhecida sob o nome comercial Drenison® e está disponível em diversas formas farmacêuticas, como pomada, creme, loção e curativo oclusivo impregnado. Cada formulação é indicada para diferentes apresentações clínicas, permitindo personalização no tratamento.

Por outro lado, seu uso é contraindicado para infecções cutâneas, pelo risco de piora dos sintomas, ou em caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Ainda, em caso de uso de curativos oclusivos, não deve ser utilizado em lesões exsudativas ou áreas intertriginosas.

Drenison®: fludroxicortida no tratamento de dermatoses

E como prescrever / orientar o uso de fludroxicortida aos pacientes?

Em uso de pomada, creme ou loção, orientar que o paciente aplique uma pequena quantidade de produto na área afetada de duas a três vezes ao dia, até melhora.

Em uso de curativos (Drenison oclusivo), um curativo a cada 12 horas até melhora. Para aplicação, remover a película protetora e aplicar, com pressão firme, sobre uma área da pele limpa, seca e sem pelos. Não aplicar em regiões irritadas, lesionadas ou próximo das mamas ou de mucosas. Na aplicação seguinte, limpar a pele e deixar secar por 1 hora antes da nova aplicação.

 

E como saber qual formulação escolher?

Como citamos, cada formulação é indicada para diferentes apresentações clínicas.

Por exemplo, a pomada é mais adequada para lesões secas ou liquenificadas, enquanto o creme pode ser utilizado em áreas intertriginosas ou com maior umidade. A loção é particularmente útil para áreas extensas ou de difícil acesso, como o couro cabeludo, e o curativo impregnado pode ser empregado em situações que demandam maior oclusão, para potencializar a absorção do fármaco.

epidermolise bolhosa Drenison®: fludroxicortida no tratamento de dermatoses

Cuidados e advertências com o uso de fludroxicortida para dermatoses

Com o uso tópico, deve-se considerar o risco de efeitos adversos locais, como atrofia cutânea, telangiectasias e hipopigmentação, especialmente quando utilizado de forma prolongada ou em áreas de pele fina.

Além disso, a absorção sistêmica pode ocorrer, particularmente em casos de uso sob oclusão ou em grandes áreas, podendo causar alteração hormonal reversível, manifestações da Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria. Em doses altas ou em uso prolongado, a monitorização regular é recomendada, especialmente pelo risco de supressão do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal.

Em caso de alterações hormonais, considerar redução de dose, alteração de tratamento ou suspensão do medicamento. Normalmente, a reversão do quadro de alteração hormonal ocorre de forma imediata e completa após a interrupção do tratamento.

Drenison®: fludroxicortida no tratamento de dermatoses

Saiba mais sobre a Fludroxicortida e outros medicamentos com WeMEDS®

O uso da fludroxicortida deve ser criterioso e baseado na avaliação clínica detalhada do paciente, respeitando as indicações e contraindicações específicas de cada caso.

Quer saber mais sobre este e outros medicamentos, incluindo uso na gestação e lactação, conduta em esquecimento de dose e interações medicamentosas? Acesse o conteúdo completo no nosso aplicativo WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

 

Referências:

SAÚDE DIRETA. Bula Drenison. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/drenison.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

SAÚDE DIRETA. Bula Drenison Oclusivo. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/drenisonoclusivo.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui