CYFRA 21-1 no Câncer de Pulmão de Células Não Pequenas

CYFRA 21-1 é um fragmento de citoqueratina 19, que é uma proteína encontrada no citoesqueleto (principalmente do tecido epitelial pulmonar). O seu aumento tem relação com o Câncer de Pulmão de Células Não Pequenas, embora possa estar relacionado com outras neoplasias como Carcinoma Escamoso de Esôfago, Câncer de Cabeça e Pescoço e Câncer de Bexiga.

O exame CYFRA 21-1 mensura a quantidade desse fragmento de citoqueratina (no caso, marcador tumoral) presente no soro (sangue) dos pacientes.

A citoqueratina 19 é encontrada principalmente nos tecidos pulmonares

As citoqueratinas são proteínas de queratina que compõem o citoesqueleto dos tecidos epiteliais. Existem diversos tipos de citoqueratinas, e o seu subtipo é expresso dependendo principalmente do tipo de epitélio.

O CYFRA 21-1 é um fragmento de um subtipo de citoqueratina: a citoqueratina 19 (CK19), encontrada principalmente nos tecidos pulmonares.

A degradação acelerada da CK19 ocorre em células epiteliais neoplásicas como resultado do aumento da atividade da protease da caspase 3, um regulador da cascata de apoptose, e fragmentos são liberados no sangue. Isso resulta em um aumento dos valores de CYFRA 21-1 no sangue.

Assim, a utilidade prática do CYFRA 21-1 é principalmente para avaliar o câncer de pulmão do tipo “não pequenas células”, uma vez que o de “pequenas células” origina-se de células neuroendócrinas, apresentando citoqueratinas diferentes.

CYFRA 21-1 câncer de pulmão

Além disso, alguns estudos descreveram o CYFRA 21-1 como sendo um marcador útil para Carcinoma Escamoso de Esôfago, Câncer de Cabeça e Pescoço e para monitorização de terapia para Câncer de Bexiga.

 

CYFRA 21-1 na avaliação do câncer de pulmão: como utilizar?

A utilização do CYFRA 21-1 para a triagem do câncer de pulmão não é recomendada de forma isolada, embora seja capaz de discriminar entre neoplasias pulmonares “não pequenas células” e doenças benignas do pulmão com especificidade de 95%, além de apresentar elevada sensibilidade (até 80%).

A elevada sensibilidade e especificidade do CYFRA 21-1 para câncer de pulmão não pequenas células é ainda mais expressiva no subtipo “Carcinoma Epidermoide“.

Os níveis de CYFRA 21-1 refletem a extensão do câncer de pulmão não pequenas células, assim como o prognóstico da doença (quanto maior ou simplesmente presente, pior prognóstico) – o que pode auxiliar na indicação de quimioterapia adjuvante no tratamento do câncer.

O seguimento dos níveis de CYFRA 21-1 no tratamento do câncer de pulmão não pequenas células pode indicar que o câncer está respondendo ao tratamento, enquanto nenhuma alteração ou aumento pode indicar falha da terapia. Da mesma forma, é capaz de avaliar recorrência em situações de cura.

CYFRA 21-1

Quais os valores de referência do exame CYFRA 21-1?

Como citamos, o exame CYFRA 21-1 deve ser solicitado nas seguintes situações:

  • Avaliação prognóstica e de seguimento para câncer de pulmão do tipo não pequenas células.
  • Auxílio na decisão terapêutica de utilizar quimioterapia adjuvante para câncer de pulmão do tipo não pequenas células.
  • Avaliar outras possíveis neoplasias – câncer de bexiga, câncer de cabeça e pescoço.

Considera-se CYFRA 21-1 positivo quando os valores são ≥ 3,3 ng/mL.

É importante cuidar com alguns interferentes que podem alterar o resultado do exame, como é o caso de anticorpos heterófilos (anticorpos não específicos que podem estar presentes na corrente sanguínea).

Além disso, algumas condições benignas podem causar aumento inespecífico (falso positivo), como asma, DPOC, tuberculose, pneumonia, cirrose e insuficiência renal.

Por fim, lembre-se que é um exame método-dependente, e recomenda-se manter o mesmo laboratório desde o início para o monitoramento dos pacientes.

hematologia anti LKM1 CYFRA 21-1

Saiba mais com WeMEDS®

Quer saber mais sobre este e outros exames laboratoriais? Acesse o conteúdo completo no nosso aplicativo WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

Ono, A., Takahashi, T., Mori, K. et al. Prognostic impact of serum CYFRA 21–1 in patients with advanced lung adenocarcinoma: a retrospective study. BMC Cancer 13, 354 (2013). Https://doi.org/10.1186/1471-2407-13-354

Yu Z, Zhang G, Yang M, et al. Systematic review of CYFRA 21-1 as a prognostic indicator and its predictive correlation with clinicopathological features in Non-small Cell Lung Cancer: A meta-analysis. Oncotarget. 2017;8(3):4043-4050. doi:10.18632/oncotarget.14022

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui