Como utilizar os Critérios de Balthazar para Pancreatite Aguda

Os Critérios de Balthazar têm como principal objetivo avaliar a gravidade da doença em pacientes com pancreatite aguda. Para isso, são utilizados 2 critérios de imagem, a partir da tomografia computadorizada.

Veja como utilizar e interpretar os achados do escore de Balthazar em um paciente com pancreatite aguda.

A Pancreatite Aguda pode ser leve, moderada ou grave

A pancreatite aguda é uma inflamação súbita do pâncreas, sendo a principal causa de internações hospitalares relacionadas a doenças gastrointestinais e está associada a considerável morbidade e mortalidade.

A pancreatite aguda pode variar de leve a grave, com complicações como necrose e falência de órgãos. São várias as causas do distúrbio, sendo que colelitíase e álcool representam mais de 75% dos casos.

De forma geral, a incidência da condição varia entre 13 e 45 casos a cada 100000 pessoas por ano, sendo influenciada por fatores como consumo de álcool, prevalência de obesidade e acesso à assistência médica.

Na avaliação de um paciente com pancreatite aguda, o uso da tomografia computadorizada pode ser indicado, sendo este o melhor exame para visualização do pâncreas. Os critérios de Balthazar são usados em tomografias para avaliar a gravidade da pancreatite, considerando alterações no pâncreas e a presença de coleções de líquido ou necrose, ajudando no prognóstico e manejo da doença.

Como utilizar os Critérios de Balthazar para Pancreatite Aguda

Critérios de Balthazar ou Índice de Gravidade da Tomografia Computadorizada na Pancreatite Aguda

Os Critérios de Balthazar, também conhecidos como Índice de Gravidade da Tomografia Computadorizada (CTSI), são utilizados para predição de complicações e taxa de mortalidade em pacientes com pancreatite aguda a partir de imagens da tomografia computadorizada.

Portanto, os critérios de Balthazar devem ser utilizado em pacientes com pancreatite aguda que fizeram uma tomografia computadorizada. São avaliados 2 critérios de imagem, e deve-se identificar qual opção que o paciente melhor se enquadra em cada critério para se obter a pontuação.

critérios de balthazar pancreatite aguda

Como interpretar o escore de Balthazar?

Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dos Critérios de Balthazar dependerá do valor total obtido no paciente avaliado. O risco estimado pode ser avaliado em uma estratificação de 3 categorias.

  • Pontuação total entre 0 e 3. Pancreatite aguda leve. Taxa de mortalidade = 3%. Risco de complicações = 8%.
  • Pontuação total entre 4 e 6. Pancreatite aguda moderada. Taxa de mortalidade = 6%. Risco de complicações = 35%.
  • Pontuação total pelo menos 7. Pancreatite aguda grave. Taxa de mortalidade = 17%. Risco de complicações = 92%.

pancreatite aguda critérios de balthazar

Limitações e armadilhas

Os Critérios de Balthazar têm como objetivo estratificar e identificar a gravidade da pancreatite aguda, assim como a taxa de mortalidade e de complicações de acordo com cada estágio da doença. Portanto, não fornece nenhum tipo de informação sobre próximos passos e nem manejo do paciente.

Como citamos, quanto maior a pontuação no escore Balthazar, maior o risco de complicações e taxa de mortalidade. Porém, os componentes individuais não possuem a mesma sensibilidade que o escore completo, e em alguns casos, podem não ser um preditor preciso da gravidade e do prognóstico da doença.

Existem outros escores mais completos para avaliação ou prognóstico de pancreatite aguda, como, por exemplo: APACHE II, BISAP ou Ranson.

Veja também: Escore de Ranson para Pancreatite Aguda.

critérios de balthazar para pancreatite aguda

Saiba mais sobre este e outros critérios clínicos e diagnósticos com WeMEDS®

O escore Balthazar foi desenvolvido a partir de um estudo com 88 pacientes com pancreatite aguda, pelo Dr. Emil J. Balthazar. A presença e o grau de necrose pancreática foi avaliada através de injeção em bolus de contraste durante a tomografia computadorizada; dessa forma, foi proposto um índice de gravidade, baseado em uma combinação de inflamação peri-pancreática, e grau de necrose pancreática.

Quer saber mais sobre este e outros critérios e escores? Acesse o aplicativo WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

Balthazar EJ, Robinson DL, Megibow AJ, Ranson JH. Acute pancreatitis: value of CT in establishing prognosis. Radiology. 1990 Feb;174(2):331-6. doi: 10.1148/radiology.174.2.2296641. PMID: 2296641.

Balthazar EJ. Acute pancreatitis: assessment of severity with clinical and CT evaluation. Radiology. 2002 Jun;223(3):603-13. doi: 10.1148/radiol.2233010680. PMID: 12034923.

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui