Como prescrever Eszopiclona no tratamento da Insônia

eszopiclona para insônia

A Eszopiclona é um hipnótico sedativo, não benzodiazepínico, da classe das ciclopirrolonas, utilizado para o tratamento da insônia em adultos.

A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns

A insônia é a dificuldade em adormecer ou manter o sono, resultando em sono não reparador e cansaço durante o dia. É um dos distúrbios do sono mais comuns, afetando aproximadamente 10-30% da população mundial.

A prevalência é maior em mulheres, idosos e pessoas com condições médicas ou psiquiátricas, como depressão e ansiedade. Estima-se que cerca de 50% dos adultos experimentem episódios de insônia ao longo da vida, com cerca de 10% a 15% sofrendo de insônia crônica.

eszopiclona insonia

Inicialmente, o tratamento é feito através de medidas comportamentais, como:

  • Estabelecer um horário para dormir e acordar, mantendo nos finais de semana.
  • Usar a cama apenas para dormir (e/ou ter relações sexuais). Evitar comer, mexer no computador, ver TV na cama.
  • Não mexer em telas antes de dormir, assim como não trabalhar/estudar próximo do horário de dormir.
  • Evitar claridade próximo do horário de dormir.
  • Após 20 minutos sem conseguir dormir, levantar e fazer atividade relaxante como ouvir música calma
  • Evitar cochilos pela tarde.
  • Evitar deixar relógios próximos da cama, para não ficar olhando com frequência.
  • Praticar exercícios físicos, porém não fazer próximo da hora de dormir.
  • Não ficar pensando em problemas ao pegar no sono.
  • Fazer atividades que ajudem a relaxar próximo do sono: banho quente, massagens, meditação, yoga, leitura.
  • Evitar substâncias psicoestimulantes como cafeína e nicotina.

Em casos graves, ou quando associada com uma aflição importante, além de medidas comportamentais, o uso de medicamentos para dormir é uma indicação.

eszopiclona para insônia

Eszopiclona para tratamento da insônia em adultos

A eszopiclona (Prysma®, Ezonia®, Hezo®) é um medicamento hipnótico não benzodiazepínico usado para tratar a insônia.

A droga atua como um agonista nos receptores de GABA-A no cérebro, especificamente nos subtipos de receptores relacionados ao sono. Ao se ligar a esses receptores, a eszopiclona aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, que tem um efeito inibitório sobre o sistema nervoso central, promovendo relaxamento e facilitando o início e a manutenção do sono.

 

Como prescrever Eszopiclona?

A eszopiclona pode ser encontrada na forma de comprimidos revestidos, de 2 mg ou 3 mg. Inicialmente, sugere-se 1 mg via oral ao deitar-se, ajustando conforme resposta individual do paciente. Não exceder 3 mg/dia.

Importante destacar que o uso deve ser indicado apenas na disponibilidade de 7-8 horas de sono. Não administrar no meio da noite, caso acorde, nem realizar nenhuma atividade sob efeito do medicamento.

eszopiclona

Advertências gerais e orientações aos pacientes

O uso é indicado apenas em caso de insônia, e deve ser administrado exclusivamente antes de deitar-se, na disponibilidade de uma noite completa de sono. Em alguns casos, o medicamento pode causar alteração das capacidades de desempenho no dia seguinte, bem como amnésia retrógrada. Monitorar durante o tratamento.

Há relatos de alterações comportamentais, e anormalidades do pensamento. As alterações incluem comportamentos complexos, como sonambulismo e dirigir enquanto não está totalmente acordado.

Não prescrever com outros sedativos/hipnóticos. Há maior risco de alterações de comportamento, além de potencializar os efeitos depressores centrais. Em pacientes com depressão, pode haver piora dos sintomas, incluindo pensamentos e ações suicidas. A superdosagem é comum nesses pacientes.

Orientar os pacientes que não consumam bebidas alcoólicas junto com o medicamento. Há risco de depressão grave do SNC, além de aumento do risco de comportamentos anormais.

Além disso, há risco de tolerância, abuso e dependência. O risco é maior em caso de combinação com outras drogas psicoativas ou aumento de dose, bem como pacientes com histórico de abuso de álcool ou distúrbios psiquiátricos.

Por fim, lembre-se de sempre utilizar a menor dose eficaz e, na ausência de resposta em 7-10 dias, investigar outras condições que possam estar causando a insônia.

insonia sonolência clonazepam rivotril

Saiba mais com WeMEDS®

Quer saber mais sobre este e outros medicamentos? No nosso app WeMEDS® você encontra o conteúdo completo, incluindo interações medicamentosas e efeitos colaterais associados.

WeMEDS® está disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências:

Prysma® (eszopiclona). EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. 2023.

UpToDate®. Eszopiclone: Drug information. 2023.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui