No mês passado, um grupo de pesquisadores apresentou uma nova opção terapêutica para o tratamento de dislipidemias. O LY3475766, um anticorpo monoclonal contra as proteínas ANGPLT3/8. A segurança, eficácia e tolerabilidade foram avaliadas em um estudo de fase 1, e os resultados foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Aterosclerose.
Dislipidemias
A dislipidemia é uma condição metabólica na qual já elevação plasmática de colesterol (LDL, IDL ou VLDL), aumento de triglicerídeos e/ou redução de HDL. Dessa forma, há um aumento do risco de aterosclerose e, por consequência, maior risco cardiovascular.
Para o tratamento, objetiva-se manter os níveis de LDL dentro da faixa desejada, bem como manter os níveis de HDL acima do estabelecido, uma vez que tal conduta reduz o risco cardiovascular. Em geral, o tratamento farmacológico para hipertrigliceridemia é realizada apenas quando os níveis de triglicerídeos superam 500 mg/dl.
O tratamento não medicamentoso deve ser direcionado a todos os pacientes, e inclui dieta, atividade física, redução de peso, controle de álcool e de tabagismo. Como tratamento medicamentoso, diversas opções estão disponíveis, e a conduta deve ser direcionada conforme a individualidade do paciente.
Evkeeza® – anticorpo anti-ANGPLT3 já aprovado pela FDA
O desenvolvimento de um anticorpo contra proteínas semelhantes a angiopoietina (ANGPLT) já tem se mostrado eficaz no tratamento das dislipidemias. Em 2021, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso de Evkeeza®, um inibidor específico de ANGPLT3, para pacientes com hipercolesterolemia familiar.
A ANGPLT3 é o principal regulador do metabolismo das lipoproteínas, e sua função está, pelo menos em parte, ligada à inibição da atividade da lipoproteína lipase. Ainda, já é conhecido que indivíduos com deficiência de ANGPTL3 têm níveis de colesterol reduzidos em todas as principais frações de lipoproteínas plasmáticas, e uma redução acentuada de triglicerídeos, especialmente em lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) e alta densidade (HDL).
Anticorpo LY3475766 – bloqueio duplo ANGPLT3/8
O LY3475766 é um anticorpo monoclonal contra as ANGPLT 3 e 8. A ANGPLT8 é um fator circulante derivado de hepatócitos que regula os níveis plasmáticos de triglicerídeos e, portanto, é considerado um mediador chave do tráfego pós-prandial de ácidos graxos para o tecido adiposo.
Quando em complexo com a ANGPLT3, há um aumento na capacidade de inibição da lipase. Nesse sentido, o uso de um anticorpo contra essas proteínas no tratamento de dislipidemias é racional.
O ensaio clínico com o anticorpo LY3475766 está em andamento desde setembro de 2019, e até o momento foram incluídos 48 participantes. O estudo é de fase 1 randomizado e compara o uso da droga via endovenosa (10 – 30 mg) e via subcutânea (100 – 600 mg), versus placebo (também EV/SC).
Os pesquisadores buscam avaliar a segurança e tolerabilidade do tratamento quando administrado a participantes com hipertrigliceridemia. Ainda, investiga o processamento do medicamento, incluindo as informações farmacocinéticas e dinâmicas.
Os resultados obtidos até o momento foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Aterosclerose desse ano. Até o momento, os autores declaram que o uso do anticorpo reduziu os níveis de triglicerídeos em até 70%, além de aumentar HDL em cerca de 25%. Quanto a segurança, poucos efeitos adversos foram observados, e nenhum caso grave foi relatado.
Considerações finais
O estudo em andamento traz resultados promissores no tratamento das dislipidemias. No entanto, é preciso cautela quanto aos resultados, visto que estamos falando de um estudo ainda em fase 1. Ainda, o grupo ainda não publicou seus resultados na plataforma Clinical Trials, bem como não relacionou nenhum artigo científico aos dados encontrados.
Dessa forma, nos resta aguardar pelos desfechos futuros desse trabalho.
—
Referências:
Para saber mais sobre o ensaio clínico com LY3475766, acesse a plataforma Clinical Trials com o identificador NCT04052594, ou clique aqui.
Santulli G. (2014). Angiopoietin-like proteins: a comprehensive look. Frontiers in endocrinology, 5, 4. https://doi.org/10.3389/fendo.2014.00004
Anticorpo monoclonal se mostra promissor na dislipidemia mista – Medscape – 10 de junho de 2022.
U.S. FOOD & DRUG ADMINISTRATION. FDA approves add-on therapy for patients with genetic form of severely high cholesterol. Nov 2021.