Impressão 3D e a Medicina – 5 aplicações práticas

Impressão 3D

Com o rápido avanço da tecnologia no mundo, a cada dia vemos mais aplicações práticas desse desenvolvimento dentro do ambiente de assistência à saúde. Um dos novos recursos hoje disponíveis é a impressão 3D.

O grande entusiasmo em torno dessa nova ferramenta se justifica pelo amplo leque de aplicação que ela pode proporcionar, desde o planejamento de cirurgias complexas até a produção de próteses personalizadas que oferecem mais conforto ao paciente.

Nesse artigo, veremos 5 novas técnicas que estão sendo empregadas na medicina utilizando-se da impressão 3D. Vamos a elas:

1. Planejamento Cirúrgico Personalizado

Em cirurgias complexas, é cada vez mais comum a utilização de modelos anatômicos 3D produzidos com base em varreduras de imagem a partir de tomografias e ressonâncias magnéticas. Esses modelos são úteis para o planejamento pré-operatório, visualização intra-operatória, dimensionamentos e ajuste prévios dos equipamentos médicos que serão utilizados durante o procedimento.

Impressão 3D e a Medicina - 5 aplicações práticasVários artigos publicados na literatura médica atual mostram que o emprego da impressão 3D proporciona um melhor preparo cirúrgico por parte da equipe, reduz o tempo e o custo dos procedimentos de maneira drástica, diminui o tempo de recuperação pós-operatório e aumenta a satisfação do paciente.

Além disso, os modelos podem ser utilizados para aprendizagem, aperfeiçoamento e desenvolvimentos de novas técnicas cirúrgicas, muitas delas menos invasivas do que as técnicas atuais.

2. Produção de novos instrumentos médicos e dispositivos

Sinônimo de fabricação precisa e rápida, além da praticidade do seus uso aliado ao baixo custo de produção, a impressão 3D está revolucionando o modo de produção dos fabricantes de instrumentos e dispositivos médicos. Estima-se que cerca de 90% das 50 maiores empresas que produzem os instrumentais médicos já adotam a impressão 3D para desenvolver protótipos cada vez mais precisos.

Além da área da saúde, o aspecto econômico destas empresas também são favorecidos. A aplicação dessa nova tecnologia permite dobrar a produção, reduzir 70% os seus custos e reduzir também o tempo de entrega dos produtos.

Um dos exemplos desses protótipos criados em impressoras 3D é um dispositivo inalador que pode avaliar digitalmente o perfil de fluxo inspiratório, utilizados em pacientes que possuem asma.

3. Fabricação de próteses personalizadas e acessíveis

Todos os anos, em todo mundo, milhares de pessoas são vítimas de acidentes em que ocorrem perda de um ou mais membros. Destas pessoas, apenas uma pequena parcela consegue ter acesso a próteses que são capazes de recuperar a função perdida.

Impressão 3D e a Medicina - 5 aplicações práticasAs próteses mais acessíveis disponíveis hoje em dia são produzidas em alguns tamanhos já preestabelecidos, sendo que os pacientes devem se contentar com aquele tamanho que se adapta melhor. Outro problema são as próteses infantis, pois as crianças, ao longo do tempo, perdem as suas próteses com o crescimento.

Aqui, novamente o custo é uma questão central. Próteses personalizadas fabricadas por métodos de produção convencional são extremamente caras. Por outro lado, existe iniciativas como o e-NABLE, um movimento independente de produção de próteses, que compartilham suas informações e códigos de desing de forma aberta, gratuita e online para o mundo todo. A próteses personalizadas fabricadas por meio da iniciativa e-NABLE chegam ao paciente por um custo de aproximadamente U$ 50, valor muito abaixo das próteses convencionais.

4. Produção de órteses corretivas

Semelhantemente às próteses personalizadas, as órteses específicas para os pacientes são, de uma forma geral, inacessíveis a grande maioria dos pacientes
devido ao seu alto custo e demanda de tempo para fabricação.

Contudo, com a impressão em 3D esse problema é resolvido. As órteses produzidas desta maneira oferecem conforto, suporte e correção na medida exata para cada paciente e são financeiramente acessíveis. Além disso, os resultados terapêuticos utilizando-se de órteses produzidas sob medida em impressoras 3D promovem um melhor resultado terapêutico.

5. Bioprinting: impressão de órgãos em 3D e engenharia de tecidos

Atualmente, muitos pacientes necessitam, para seu tratamento, da realização de auto-enxertos ou de doadores de órgãos, o que muitas vezes não é possível de se obter. Porém, esse problema está preste a ser superado graças ao emprego da tecnologia de impressão 3D.

Os pesquisadores da área já estão muito avançados e esperam em breve poder criar tecidos, vasculatura e órgãos produzidos de forma personalizada para cada pessoa que deles necessitem. Para isso, tais pesquisadores já estão desenvolvendo técnicas para que ocorra o crescimento celular de tecidos direcionados de forma correta sob moldes previamente impressos. Posteriormente, esse moldes se desfazem, permanecendo somente a estrutura celular que ali cresceu.

Uma tecnologia que promete revolucionar o tratamento cirúrgico e os transplantes de órgãos em poucos anos!

Referências

Aproveite e leia nosso artigo sobre CIRURGIA ROBÓTICA

 

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui