Um homem de 46 anos, que sofreu uma grave lesão elétrica de alta voltagem, foi submetido a um transplante simultâneo de face e olho completo. Esse foi o primeiro relato do procedimento, publicado na revista JAMA na semana passada. O artigo descreve o sucesso do transplante combinado, detalhando o curso pós-operatório de um ano.
O transplante de olho completo é possível, mas enfrenta barreiras
A reconstrução de tecidos craniofaciais perdidos por lesão ou doença é um desafio clínico significativo, especialmente em casos envolvendo a perda do globo ocular, que ainda não tem uma solução eficaz.
O alotransplante composto vascularizado (VCA) transformou a reconstrução craniofacial, proporcionando resultados superiores ao restaurar unidades anatômicas e funcionais perdidas. Contudo, sua adoção ampla é limitada por questões como falta de suporte institucional, cobertura de seguro e conscientização médica.
Embora avanços tenham sido feitos em transplantes faciais, o transplante de olho inteiro enfrenta barreiras técnicas, como regeneração do nervo óptico e isquemia retiniana. Com isso em mente, pesquisadores propuseram um transplante combinado de face e olho inteiro como uma solução viável em caso de perda de globo ocular.
Primeiro transplante simultâneo de face e olho completo
Os pesquisadores do artigo em questão tiveram como objetivo desenvolver uma estratégia cirúrgica que permitisse o de transplante combinado de olho inteiro e face. O paciente do estudo foi um homem de 46 anos, que sofreu uma grave lesão elétrica de alta voltagem, resultando em uma perda significativa de tecido no rosto e no olho esquerdo.
O procedimento, realizado em um centro especializado em transplantes compostos vascularizados, utilizou dispositivos cirúrgicos personalizados e uma inovadora abordagem microcirúrgica. Os pesquisadores relatam ter sido um procedimento complexo, envolvendo mais de 140 profissionais e cerca de 21 horas de cirurgia.
O paciente recebeu o transplante combinado de face e olho completo de um doador compatível do ponto de vista imunológico, com coaptação do nervo óptico e imunossupressão convencional no período pós-operatório.
Durante o período imediato após a cirurgia, a angiografia com fluoresceína indicou que a perfusão do globo ocular e da retina foi mantida. A tomografia de coerência óptica (OCT) revelou atrofia nas camadas internas da retina, além de atenuação e ruptura da zona elipsoide.
A eletrorretinografia, realizada em série, confirmou que a retina do olho transplantado ainda respondia à luz. Com o uso de imagens de ressonância magnética estrutural e funcional, foi possível demonstrar a integridade das vias visuais e uma possível resposta cortical occipital à estimulação luminosa do olho transplantado. Contudo, após um ano do procedimento (no 366º dia após a cirurgia), o paciente não apresentava percepção de luz no olho transplantado.
Mesmo que o transplante de olho consiga retomar a capacidade de perceber a luz, ainda há desafios para atingir a função ocular normal
Ainda não está claro se o paciente poderá recuperar a visão de forma viável em algum momento. Estudos futuros são necessários, especialmente para descoberta de como regenerar o nervo ótico. Além disso, há diversos riscos envolvidos que devem ser avaliados com cautela, como ceratite neurotrófica, úlceras, perfuração de córnea, infecções etc.
Porém, os autores estão otimistas, e mencionam que “a revascularização bem-sucedida do olho transplantado obtida no estudo pode servir como um passo em direção ao objetivo do transplante de globo para restauração da visão.”
—
Referências:
NYU Langone Health / NYU Grossman School of Medicine. NYU Langone Health performs world’s first whole-eye and partial face transplant. Feature Story | 9-Nov-2023.
Ceradini DJ, Tran DL, Dedania VS, et al. Combined Whole Eye and Face Transplant: Microsurgical Strategy and 1-Year Clinical Course. JAMA. Published online September 09, 2024. doi:10.1001/jama.2024.12601
Julian Nowogrodzki. World’s first whole-eye transplant: the innovations that made it possible. Nature. News | 09 September 2024. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-024-02906-4
Bradley EA, Woog JJ. Whole Eye Transplant—The Journey Begins. JAMA Ophthalmol. Published online September 09, 2024. doi:10.1001/jamaophthalmol.2024.3670
Goldberg JL. Bringing Eye Transplant Into the Light. JAMA. Published online September 09, 2024. doi:10.1001/jama.2024.14811