Medicina do Sono: Cardiologistas também podem obter certificação

insuficiência cardíaca cardiologista

Até recentemente, apenas algumas especialidades médicas poderiam atuar na área de medicina do sono. A partir de março desse ano, Cardiologistas também podem obter a certificação.

 

Cardiologistas entram na lista de especialistas que podem atuar na Medicina do Sono

A medicina do sono é um ramo médico que vem se desenvolvendo e ganhando cada vez mais importância dentro de diversas especialidades. Nos últimos anos, centenas de estudos geraram evidências substanciais demonstrando uma correlação significativa entre a presença de distúrbios do sono (privação de sono, insônia, apneia, etc) e o aumento do risco de diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Nesse contexto, há cada vez mais interesse no estudo, diagnóstico e tratamento dessas condições, visto que se enquadram em doenças que geram morbidade e mortalidade evitáveis com seguimento adequado. No entanto, até recentemente, apenas seis especialidades médicas no Brasil poderiam atuar na área – neurologia, pediatria, clínica geral, psiquiatra, otorrinolaringologia e pneumologia.

trazodona para insonia donaren

A partir de março/2024 os cardiologistas configuram parte dessa lista. Em entrevista, Dr. Luciano Drager, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono e professor no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) diz: “Foi uma grande conquista. A cada dia um número maior de pessoas vai aos nossos consultórios com queixas sobre o sono. A inclusão dos cardiologistas entre os profissionais que poderão obter certificação para exercer a medicina do sono trará grande benefício aos pacientes”.

Em 2018, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou seu primeiro posicionamento sobre as repercussões dos distúrbios do sono na saúde cardiovascular, em um documento coordenado pelo Dr. Luciano. Em 2022, a American Heart Association (AHA) incluiu, pela primeira vez, o sono saudável em sua lista de verificação para medir a saúde cardiovascular juntamente à exposição à nicotina, atividade física, alimentação, peso, glicemia, colesterol e pressão arterial, conhecida como Life’s Essential.

Life’s Essential 8 medicina do sono cardiologia
Life’s Essential 8 – eat better, be more active, quit tobacco, get healthy sleep, manage weight, control cholesterol, manage blood sugar, and manage blood pressure.

Como obter o certificado?

Para se candidatar ao Exame de Obtenção de Certificado de Área de Atuação em Medicina do Sono, o médico deverá atender a uma série de pré-requisitos: estar registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), possuir título de especialista conferido pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou certificado de conclusão de residência médica em uma das especialidades possíveis.

Em seguida, comprovar a conclusão de um programa de residência médica em medicina do sono ou treinamento equivalente reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica. A expectativa nos próximos anos é de uma residência/subespecialização de um ano em medicina do sono para haver uma padronização.

NYHA maggic

 

Referências:

Cardiologistas brasileiros poderão atuar em medicina do sono. Medscape – 21 de março de 2024. https://portugues.medscape.com/verartigo/6510853?ecd=mkm_ret_240324_

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cardiologias poderão obter certificação e atuar em Medicina do Sono. 13/05/2024. https://portal.cardiol.br/br/post/cardiologistas-poderao-obter-certificacao-e-atuar-em-medicina-do-sono

DRAGER, Luciano F. et al. 1º Posicionamento Brasileiro sobre o impacto dos distúrbios de sono nas doenças cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 111, p. 290-340, 2018.

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui