Engana-se quem acha que DIU de cobre é tudo igual.
Existem basicamente 3 tipos de DIU de cobre: em formato de “T”, de “Y” e de “ferradura”. É o que explicaremos na sequência.
- DIU em formato de “T”:é o tipo de DIU mais comum, e, entre os métodos anticoncepcionais de longa duração e reversíveis, é o de maior utilização. É indicado para mulheres que possuem contraindicação para uso de contraceptivos hormonais (obesas, diabéticas, tabagistas, hipertensas e com histórico de trombose). A tempo máximo de permanência e ação anticoncepcional desse tipo de DIU é de 10 anos.
- DIU em formato de “Y”:este tipo possui, além do cobre, prata em sua composição. A presença da prata reduz a probabilidade de fragmentação rápida do cobre e aumenta sua eficiência anticoncepcional, além de amenizar os efeitos colaterais (diminui as cólicas e o fluxo menstrual). Pelo seu formato, proporciona maior conforto no momento de inserção e apresenta um melhor encaixe dentro da cavidade uterina. Seu tempo de ação máximo é de 5 anos, possuindo as mesmas indicações do DIU em “T” além de ser recomendado para pacientes que apresentam anemia (por elevado fluxo menstrual) ou quadros graves de dismenorreia(cólicas menstruais).
- DIU em formato de “ferradura”: a grande vantagem desse formato de DIU é o menor risco de expulsão ou descolamento do dispositivo. Três tipos diferentes de DIU em “ferradura” estão disponíveis:
- DIU de cobre Cu375: indicado para pacientes que já tiveram pelo menos uma gravidez e que apresentam histerometria (comprimento da cavidade uterina) entre 6 e 9 cm. Seu tempo máximo de ação e permanência é de 5 anos.
- Mini-DIU de cobre Cu375: indicado para pacientes nuligestas (sem nenhuma gestação) e que apresentam histerometria (comprimento da cavidade uterina) entre 5 e 7 cm. Seu tempo máximo de ação e permanência é de 5 anos.
- DIU de cobre Cu 250: é indicado para pacientes que manter a contracepção por um tempo mais reduzido. Sua menor concentração de cobre ameniza as cólicas e reduz o fluxo menstrual. Seu tempo máximo de ação e permanência é de 3 anos.
Assim, dizer que o DIU de cobre é um só é um tremendo erro. Devemos nos atentar aos tipos disponíveis descritos e suas particularidades, para proporcionar mais informações e indicações para a paciente.
OBSERVAÇÕES
- Esse artigo é totalmente baseado no aplicativo wemeds disponível nas plataformas web, android e ios (iphone). Para se aprofundar no assunto, baixe o app e veja a revisão completa
- Confira outros temas do portal dentro de ginecologia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS