Índice PASI: saiba como utilizar o escore na avaliação de lesões em psoríase

psoriase indice pasi

A psoríase é uma doença inflamatória autoimune crônica da pele, caracterizada por pápulas eritematoescamosas, as quais podem confluir formando placas. Acomete cerca de 2% da população mundial, dentro dos quais 10% irão desenvolver artrite psoriática.

O diagnóstico é predominantemente clínico, tanto pelas lesões características, quanto pela distribuição das lesões. A utilização do índice PASI auxilia na identificação e estratificação da gravidade e extensão das lesões de psoríase, e deve ser realizado sistematicamente.

Veja como utilizar e interpretar os achados desse escore.

Índice PASI: Psoriasis Area Severity Index

O índice PASI (do inglês, Psoriasis Area Severity Index) é um índice desenvolvido para a identificação e estratificação da gravidade e extensão das lesões de psoríase, baseada em dados de ectoscopia.

Quais as vantagens desse índice?

Além de identificar e estratificar a gravidade e extensão das lesões, o escore também pode rastrear a progressão da doença e ajudar a orientar o tratamento. É amplamente utilizado em ensaios clínicos, além de determinar a elegibilidade para medicamentos prescritos subsidiados pelo governo (em alguns países).

 

Critérios, Pontuação e Interpretação

O índice PASI é composto por 16 critérios. Veja cada um deles, bem como a pontuação atribuída para cada critério encontrado durante a avaliação de um paciente.

indice pasi psoriase Índice PASI: saiba como utilizar o escore na avaliação de lesões em psoríase indice pasi psoriase indice pasi psoriase

Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado. A gravidade da doença pode ser avaliada dentro da seguinte escala:

indice pasi psoriase

É importante ressaltar que quanto maior a pontuação, maior a gravidade da doença. Existe também o cálculo para cada região:

Índice para cada região do corpo = gravidade da lesão x porcentagem de área afetada x área de superfície corporal

Gravidade da lesão para cada região do corpo = Espessura + Placa + Vermelhidão.

 

Qual a conduta após o uso do índice?

Lembre-se: o escore PASI pode ser propenso a erros se não for feito sistematicamente. Deve haver comparação com o anterior, a fim de determinar resposta ao tratamento e/ou redução da gravidade da doença.

Quando o escore é avaliado sistematicamente, é sempre acompanhado de um número. Deve ser sempre comparado ao anterior. Veja:

PASI 75: esse termo significa que houve uma redução de 75% no escore, o que é considerado uma boa resposta à terapia adotada. Recomenda-se continuar com o tratamento atual.

PASI 50 a 74: é considerada uma resposta parcial. Não indica claramente o manejo.

PASI < 50: falha no tratamento. Recomenda-se considerar tratamento mais agressivo (biológicos por exemplo).

indice pasi psoriase

Saiba mais sobre este e outros critérios diagnósticos com WeMEDS®

O índice PASI foi desenvolvido a partir de um estudo realizado em 1978 para avaliar os efeitos dos retinoides na psoríase. Inicialmente, foi considerado um escore ruim. Porém, após uma revisão sistemática em 2010, foi observado que apesar de suas limitações, o PASI foi o escore mais amplamente estudado e validado para avaliar a gravidade da psoríase em placas.

O índice foi desenvolvido pelo médico Torsten Fredriksson. Sua linha de pesquisa é voltada para tratamentos tópicos para condições como psoríase, tinea versicolor e dermatomicose. Dr. Torsten é médico do Departamento de Dermatologia do Instituto Karolinska, na Suécia.

Para saber mais sobre a doença, e esse e outros escores e critérios diagnósticos, acesse o nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

 

Referências:

Fredriksson T, Pettersson U. Severe psoriasis–oral therapy with a new retinoid. Dermatologica. 1978;157(4):238-44. doi: 10.1159/000250839. PMID: 357213.

Langley RG, Ellis CN. Evaluating psoriasis with Psoriasis Area and Severity Index, Psoriasis Global Assessment, and Lattice System Physician’s Global Assessment. J Am Acad Dermatol. 2004 Oct;51(4):563-9. doi: 10.1016/j.jaad.2004.04.012. PMID: 15389191.

Schmitt J, Wozel G. The psoriasis area and severity index is the adequate criterion to define severity in chronic plaque-type psoriasis. Dermatology. 2005;210(3):194-9. doi: 10.1159/000083509. PMID: 15785046.

Clinical Review Report: Guselkumab (Tremfya): (Janssen Inc.): Indication: For the treatment of adult patients with moderate-to-severe plaque psoriasis who are candidates for systemic therapy or phototherapy [Internet]. Ottawa (ON): Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health; 2018 Mar. Appendix 5, Validity of Outcome Measures. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534046/

Google search engine

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui