Escore NEWS 2
O escore NEWS 2 (National Early Warning Score 2) é um índice desenvolvido para a identificação e estratificação precoce do grau de qualquer doença, promovendo a antecipação de cuidados intensivos. Dessa forma, é possível adotar condutas resolutivas, o que evita o prolongamento de sua permanência no hospital.
O NEWS 2 é uma versão atualizada do NEWS (recomendada pelo NHS sobre o escore original). A primeira versão foi publicada em 2012 e depois atualizada em 2017. Em 2012 foi solicitado dos usuários que enviassem um feedback sobre a ferramenta, o que possibilitou que alguns membros do estudo original, somados a membros adicionais com experiência nas áreas clínicas, pudessem trabalhar na nova versão.
Veja mais sobre os critérios, pontuações e interpretação do escore.
Critérios, Pontuações e Interpretação
O escore NEWS 2 é composto por 8 critérios. Pode ser utilizado nos seguintes casos:
- Emergência: avaliação inicial, monitoramento e avaliação para triagem.
- Enfermaria: avaliação inicial de pacientes internados e monitoramento.
- Pré-hospitalar: usado para a comunicação da gravidade da doença ao hospital que receberá o paciente.
Veja cada um dos critérios do escore, bem como a pontuação atribuída para cada critério encontrado durante a avaliação de um paciente.
Após a atribuição da pontuação individual para cada um dos critérios, é realizado o somatório total. A interpretação dependerá do valor total obtido no paciente avaliado. O risco estimado pode ser avaliado em uma estratificação de 4 categorias. Assim, temos:
Pontuação total = 0-4 indica risco clínico baixo.
Pontuação máxima = 3 em qualquer um dos critérios individuais indica risco clínico baixo a moderado.
Pontuação total: = 5-6 indica risco clínico moderado.
Pontuação total ≥7 indica risco clínico alto.
É importante ressaltar que caso um paciente tenha pontuação 3 em qualquer um dos critérios, não pontuando nada nos outros, imediatamente é classificado como risco baixo-moderado.
Quais as limitações e armadilhas?
O escore NEWS 2 pode não ser confiável em pacientes com lesão medular devido a distúrbios funcionais. Ainda, lembrar que a utilização do escore não deve ser realizada em pacientes menores de 16 anos e/ou gestantes.
Por fim, é importante destacar: escore NEWS 2 deve ser usado como um complemento ao julgamento clínico, não como substituição.
Após a atribuição dos pontos e interpretação, o que fazer?
Para pacientes com risco clínico baixo, sugere-se a seguinte frequência de monitoramento: (1) se a pontuação foi 0, no mínimo a cada 12 horas; (2) se a pontuação foi 1-4, no mínimo a cada 4-6 horas. É necessária a avaliação por enfermeiro competente ou equivalente para decisão de escalada de cuidados ou mudança da frequência de monitoramento.
Para pacientes com risco clínico baixo a moderado ou moderado, sugere-se monitoramento no mínimo a cada 1 hora.
Em caso de risco baixo a moderado (pacientes que pontuaram 3 em um dos critérios e 0 no restante), é necessária a avaliação urgente por médico da enfermaria para decisão de escalada de cuidados ou mudança da frequência de monitoramento.
Em caso de risco moderado (5-6 pontos), sugere-se avaliação urgente por médico da enfermaria ou enfermeiro da equipe aguda para decidir se é necessária a avaliação da equipe de cuidados intensivos.
Por fim, para pacientes com alto risco clínico, é necessário o monitoramento contínuo dos sinais vitais, e avaliação imediata da equipe clínica ou equipe de cuidados intensivos. Paciente geralmente é transferido para um nível superior de atendimento.
Lembre-se: nunca atrase os esforços de ressuscitação para realizar a avaliação de testes diagnósticos, principalmente nos casos em que o paciente se apresenta instável.
Quer saber mais sobre este ou outros escores clínicos? Acesse o nosso app WeMEDS®. Disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.
—
Referências:
Royal College of Physicians. National Early Warning Score (NEWS) 2: Standardising the assessment of acute-illness severity in the NHS. Updated report of a working party. London: RCP, 2017. https://www.rcplondon.ac.uk/projects/outputs/national-early-warning-score-news-2
Royal College of Physicians. National Early Warning Score (NEWS) Standardising the assessment of acute-illness severity in the NHS. Report of a working party. London: RCP, 2012.
Smith GB, Prytherch DR, Meredith P, Schmidt PE, Featherstone PI.The ability of the National Early Warning Score (NEWS) to discriminate patients at risk of early cardiac arrest, unanticipated intensive care unit admission, and death.Resuscitation. 2013 Apr;84(4):465-70. doi: 10.1016/j.resuscitation.2012.12.016. Epub 2013 Jan 4.
Prytherch D, Smith GB, Schmidt PE, Featherstone PI. ViEWS – towards a national Early Warning Score for detecting adult inpatient deterioration. Resuscitation 2010;81:932–7.
Parabéns pelo trabalho